Como criar e configurar o WhatsApp Business com número fixo

WhatsApp Business com número fixo

WhatsApp Business com número fixo

Cada vez as pessoas encontram novas funções para a rede social de mensagens instantâneas que hoje é usada por cerca de 120 milhões de brasileiros. E é claro que além de figurinhas, gifs e memes, o popular “zap” pode ser útil também na vida profissional das pessoas, até mesmo para as pequenas empresas.

E nesse caso, a função Business do aplicativo pode tornar seu negócio muito mais simples e eficiente na comunicação com os clientes, inclusive usando um número de telefone fixo, dispensando assim a necessidade da criação de um novo número, o que pode gerar um conflito e confundir clientes já habituais, além dos gastos com uma nova linha e um possível novo plano.

E é por isso que hoje vamos ensinar a você um passo a passo de como criar e configurar o Whatsapp Business com número fixo e oferecer um atendimento telefônico personalizado para seus clientes.

Vantagens do Whatsapp Business com número fixo

Primeiramente, é importante dizer que o WhatsApp Business também é gratuito assim como sua versão comum, o que torna a utilização desse recurso ainda mais vantajosa para o empresário. Vale lembrar também que o Whatsapp Business com número fixo tem exatamente os mesmos recursos que o usado com número de celular, ou seja, você não perde nada e ainda mantém seu número. 

Essa ferramenta te ajuda a gerenciar uma conta comercial de WhatsApp, através da qual você pode se relacionar com os consumidores de forma prática e eficiente. Mas vamos entender como você pode criar sua conta comercial com WhatsApp Business.

Primeiros Passos

Para criar sua conta comercial é preciso obviamente baixar o aplicativo na sua loja de aplicativos do celular, Play Store para Android e App Store para IOS. E em seguida concordar com os termos de uso, dando as informações necessárias.

Após preencher o campo que pede o seu número de telefone fixo, o aplicativo te exibirá uma tela de confirmação onde ele dará a opção de mandar um SMS ou te ligar para verificar se aquele número realmente é seu. O aplicativo faz essa validação através de um código de verificação, ou código de ativação como alguns chamam.

Como não existe a possibilidade de receber mensagens de texto através do telefone fixo, você deve esperar até que a opção “Me ligue” apareça, o que demora em média 50 segundos, e após selecioná-la você receberá uma ligação contendo seu código de verificação, então esteja próximo ao seu telefone fixo.

Depois de receber o código de verificação, você terá acesso à tela de apresentação do aplicativo. Essa tela inicial serve para te dar acesso às ferramentas do app.

Configurações

Na tela seguinte, em configurações, é hora de preencher os dados da sua empresa. Primeiro com um nome e uma foto para os clientes que entrarem em contato. Atenção para essa etapa pois o nome não pode ser mudado após ser definido, então pense bem antes de confirmar. Nesse ponto o aplicativo está pronto para uso, mas vamos mostrar como configurar o seu WhatsApp Business com número fixo de forma que ele fique mais profissional.

Na aba configurações, você verá a opção ‘configurações da empresa’ onde você poderá colocar informações como o endereço da empresa, o tipo de negócio, uma descrição detalhada não só da sua empresa, mas também dos serviços por ela prestada, os dias e horários de atendimento, endereço de e-mail e até o link para o site do seu negócio, página de Facebook, Instagram, canal do Youtube ou qualquer outra rede social. Tudo para fornecer o máximo de informações úteis para quem se interessar.

E claro, existe também um dos recursos mais úteis e usados do aplicativo, que são as mensagens automáticas. Um recurso muito utilizado em outras plataformas e que muitas vezes custava muito dinheiro para empresas, também é um recurso gratuito fornecido pelo Whatsapp Business com número fixo e com número de celular comum.

É possível enviar mensagens de ausência para responder automaticamente quando alguém tentar entrar em contato e ninguém estiver disponível ou mesmo quando o expediente já tiver acabado, tem a mensagem de saudação para clientes que entrarem em contato pela primeira vez ou mesmo após 14 dias de inatividade que pode ser muito útil para criar um boa impressão para novos clientes em potencial, além é claro das respostas rápidas, o que cria a sensação de um atendimento agilizado, pois essas mensagens rápidas podem conter instruções para o cliente adiantar informações que podem ser úteis durante a negociação com empresa, seja método de pagamento, pedido e endereço para deliverys alimentícios e de bebidas em geral ou seja o modelo do carro e o problema ou peça desejada para marcar hora com mecânico, todo ramo de negócio pode aproveitar as mensagens rápidas para otimizar seu atendimento. Em todos os casos você simplesmente programa o texto que o aplicativo deve responder.

Outras Dicas.

Tanto o Whatsapp Business quanto o normal permitem mandar mensagens em listas de transmissão, algo que deve ser explorado de acordo com o serviço que sua empresa presta.

Outro ponto importante, é que usando o Whatsapp Business com número fixo você evita o erro cometido por muitos empresários de pequenos negócios, que é usar número pessoal como WhatsApp de negócios. No qual a pessoa não trata a conta como empresarial, mantendo sua própria foto de perfil na rede e deixando uma ausência de informações sobre o trabalho, dando um amador a coisa e muitas vezes afugentando clientes.

Então, seja qual for o seu negócio, pequena, média ou grande empresa, não precisa abrir mão da sua linha fixa e nem criar outro gasto com uma nova linha de celular, o WhatsApp Business com número fixo é a solução. Mantenha-se atualizado, e a tecnologia ajuda você.

Fonte: WhatsGB