É assim que se tira fotos para produtos online

fotos para produtos online

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A fotografia de produtos não é apenas um tópico importante para os proprietários de lojas online. Os operadores de sites que oferecem serviços e desejam aproximá-los de seus clientes também são aconselhados a colocar fotos de alta qualidade online. 

Mas o que você deve prestar atenção na fotografia de produtos? Basicamente, a fotografia se resume nos detalhes e há algumas coisas que vocês precisam considerar para colocar as melhores fotos possíveis e de alta qualidade no site. Os passos a seguir são essenciais.

1. O planejamento de fotos para produtos online

Todo projeto é precedido por um planejamento. Muitos fundadores se perguntam antecipadamente se não é suficiente usar fotos gratuitas da Internet em seus sites. E é claro que essas imagens oferecem uma vantagem decisiva: elas não custam nada ao usuário. 

Eles também não precisam ser filmados ou editados, nem há taxas de licença. Mas especialmente na loja online vale a pena usar suas próprias fotos que mostram autenticamente o produto em oferta. 

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Como os compradores em potencial não querem comprar um produto mal feito, eles querem saber exatamente como é o produto no qual estão gastando dinheiro. Os lojistas devem, portanto, fazer as seguintes perguntas antes da sessão de fotos:

  • Quais configurações fazem sentido, ou de quantas perspectivas o objeto deve ser fotografado?
  • Quais fotos detalhadas devem ser tiradas?
  • Como o objeto deve ser encenado e que tipos de iluminação são importantes?

Nem todo operador de uma loja online sabe exatamente quais perspectivas, tipos de iluminação ou fotos combinam com o produto. Nesses casos, pode ser útil sentar com um fotógrafo e decidir juntos. Quando fica claro qual artigo deve ser fotografado em qual perspectiva, o próximo passo é a fotografia propriamente dita.

2. Criar as fotos

A fotografia real do produto é apenas um ponto no processo de criação da imagem perfeita, embora particularmente importante. Aliás, com o equipamento certo e um pouco de preparação, é bem possível tirar boas fotos dos produtos oferecidos, mesmo sem ter feito um curso de fotografia. 

No entanto, é importante garantir que essas imagens não pareçam muito amadoras – porque os clientes em potencial desejam ver fotos profissionais das mercadorias em uma loja online. 

É por isso que vale a pena contratar um profissional quando se trata de fotografia de produtos contratar alguém que irá encenar os itens perfeitamente com equipamento profissional.

Fotógrafos experientes sabem de qual ângulo qual produto deve ser fotografado, para que fotos realmente ótimas sejam criadas aqui. Os custos para um fotógrafo acabam sendo bem gastos na maioria dos casos.

3. Enviar as fotos

Após a conclusão do processamento da imagem, as fotos só precisam ser carregadas e integradas nas páginas correspondentes. O webmaster ou proprietário do site deve ter cautela. Porque se você não trabalhar certo aqui, um erro no código do site pode levar a problemas. 

Na pior das hipóteses, o site fica indisponível por um período de tempo. E isso significa que ninguém pode visualizar a página, o que resulta em perda de receita, especialmente se a página ganhar dinheiro com publicidade. 

Por esse motivo, muitos fundadores consideram investir diretamente no trabalho de uma agência de marketing, que fica de olho no site, cria estratégias de marketing digital e adição de novas fotos, por exemplo. Assim, os proprietários de sites podem ter certeza de que tudo corra bem.

4. A descrição do produto

Além da fotografia do produto, a descrição dos produtos é essencial para convencer os clientes de que desejam comprar o produto. Uma descrição significativa do produto contém informações sobre a natureza, tamanho, material, bem como instruções de cuidados e informações sobre manuseio e limpeza corretos. 

É importante garantir que todas as informações estejam corretas e nada seja embelezado. Claro, o texto pode ser promocional. Muitos operadores contam com adjetivos fortes que criam um clima positivo e são tão gráficos quanto possível. 

Por exemplo, para um par de botas femininas, palavras simples como “legal”, “bom” ou “legal” devem ser evitadas. É claro que a descrição do produto não é um anúncio, mas o cliente deve ser incentivado a comprar. E mesmo as melhores fotos de produtos só funcionam com uma boa descrição do produto.

5. Benefícios e propósito da fotografia de produto

As fotos mostram principalmente o item a ser vendido. Isso dá ao cliente em potencial uma impressão das mercadorias. As fotos fornecem informações importantes, como o tamanho de um par de calçados femininos ou de jóias. As imagens também deixam os detalhes mais claros do que as palavras podem passar. 

As fotos de produtos bem tiradas aumentam as taxas de compra porque os clientes sabem o que estão pedindo. Por outro lado, isso garante uma menor taxa de retorno. Dessa forma, lojas online com imagens de produtos de alta qualidade, nas quais o dinheiro pode ter sido investido, podem aumentar diretamente seus lucros.