Como fazer SEO no Instagram

SEO no Instagram

SEO no Instagram

O termo SEO (Search Engine Optimization) representa uma otimização sobre os motores de busca da web. Ou seja, ao aplicar boas técnicas de SEO nos sites de busca, seu texto ou vídeo poderá ser encontrado com maior facilidade. Nesse caso, ao pesquisar por algum vídeo no Google, se ele estiver bem otimizado, será mostrado logo nas primeiras opções do buscador.

Além do Google, outra plataforma onde é possível aplicar o SEO é o Instagram. Inclusive, este texto mostrará como você pode fazer isso. No entanto, antes de falar sobre SEO no Instagram, é necessário citar algumas coisas importantes.

Primeiramente, é preciso lembrar que, os resultados da pesquisa devem estar atrelados aos seus seguidores. Ou seja, você deve concentrar o seu SEO no tipo de público que está em seu perfil.

Outro ponto importante é que, para que o SEO funcione, existem técnicas específicas. Inclusive, são essas técnicas que farão a sua página do Instagram ser encontrada nas pesquisas.

O mais legal do SEO é que, você mesmo pode fazê-lo, basta pesquisar sobre o assunto. Contudo, se estiver com dificuldades, contrate uma agência especializada e acelere seus resultados. Leia este texto e saiba como fazer SEO no Instagram.

Preparar o perfil para o SEO

O primeiro passo para fazer SEO no Instagram é configurar o seu perfil da maneira correta. Lembre-se que cada rede social tem as suas próprias regras, o que gera variações no SEO. Ou seja, a técnica aplicada em uma plataforma pode nem ser permitida na outra.

Por exemplo, o Instagram não permite que você coloque links clicáveis em suas publicações. O máximo que pode ser feito é a inserção de um link na bio. Por outro lado, o Facebook permite links nas postagens sem problema algum.

Outro ponto importante atrelado ao SEO é o público-alvo de sua página. Ou seja, é preciso conhecer o perfil das pessoas que te seguem no Instagram. Para isso, basta “filtrar” algumas informações relevantes sobre o perfil de seu público, tais como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Localização;
  • Interesses de seus seguidores;
  • Problemas de seus seguidores.

Depois disso, é necessário personalizar seus posts com base nas informações obtidas acima. Para fazer publicações no Instagram, é preciso escolher um dos seguintes formatos:

  • Fotos;
  • Vídeos verticais;
  • Stories.

Se você tem muita dificuldade com SEO, peça ajuda a uma pessoa que conheça bem o tema. Se preferir, você pode contratar uma agência especializada no assunto e acelerar seus resultados.

Tenha um dia fixo para publicar

Fazer posts excessivos no Instagram pode fazer seus seguidores abandonarem a sua página. Inclusive, se você só fala sobre sua marca em praticamente todos os seus posts, as pessoas deixarão de te seguir.

Por isso, é essencial que você faça posts de modo equilibrado e tente alternar seus conteúdos. Por exemplo, se você faz posts sobre vendas, escolha um ou dois dias da semana para fazer isso. Nos outros dias, tente falar sobre seu negócio de outras formas.

Aliás, se possível, tente interagir com seus seguidores e mostrar algo sobre seu dia a dia. Isso trará mais humanização para seus posts e fará seu público gostar de você.

Dia ideal para fazer posts

Na hora de escolher o dia e horário de seus posts, analise em quais horários seu público estará à disposição. Com isso, você terá mais likes em suas publicações e, com o passar do tempo, mais seguidores em sua página.

Segundo um estudo feito pelo Sprout Social, o pior dia para publicar algo no Instagram é domingo. Por outro lado, os melhores dias para fazer posts seriam a quarta e a sexta-feira.

Entretanto, dependendo do seu nicho, talvez as informações mostradas anteriormente não se encaixem de forma tão perfeita. Por isso, o ideal é fazer testes com as publicações e ver em qual dia seu público se manifesta mais.

Além de analisar o dia correto para o post, também é preciso analisar o horário. Segundo um estudo feito pelo CoSchedule, o melhor horário para fazer posts no Instagram fica entre 8h e 9h da manhã. Nesse período do dia, muita gente está se preparando para trabalhar. Por isso, essas pessoas estariam nas redes sociais verificando alguma informação.

Ademais, é possível utilizar a ferramenta Instagram Insights para verificar quando seus seguidores estão online. Com isso, fica mais fácil analisar os melhores horários para fazer uma publicação.

Use um bom CTA

A sigla CTA significa “call to action” (chamada para ação). A função de um CTA é bem simples: fazer seus seguidores interagirem com sua publicação. Normalmente, um bom CTA convence uma pessoa a curtir o seu post e a seguir a sua página.

Como o Instagram é uma rede social visual, o conteúdo escrito nas publicações é ignorado com facilidade. No entanto, publicar uma foto sem legenda não é nada inteligente, pois seu público pode não saber do que se trata. Por meio de textos curtos, é preciso criar um CTA muito eficiente.

Para compreender melhor o CTA, veja os exemplos abaixo:

  • Caso seu objetivo seja vender algum produto, é possível usar a seguinte frase como CTA: “Clique aqui para fazer a compra”;
  • Caso seu objetivo seja mostrar algum vídeo, o CTA pode ser o seguinte: “Clique aqui para assistir ao vídeo”.

Incentive seu público a comentar, interagir com sua página e até mesmo a clicar no link de sua bio. Aliás, você pode criar alguma promoção e associá-la com a bio de sua página. Dessa forma, você ganhará mais cliques em seu link.

O CTA é um excelente modo de transformar pessoas em seguidores ou compradores. Essa ação rápida e simples é uma grande estratégia de SEO. Em suma, aplicar um bom CTA é um excelente modo de ganhar mais visibilidade no Instagram.

Vale lembrar que, aplicar bons CTA’s não é o suficiente para alavancar seu Instagram. É necessário apostar em todos os recursos disponíveis na plataforma e, sempre que possível, interagir com o público.

Não esqueça as hashtags

Outra boa estratégia de SEO é o uso das hashtags. Item básico de qualquer rede social, a hashtag é uma boa aliada dos seus posts. Obviamente, para que esse recurso funcione, é preciso utilizá-lo de modo eficiente.

Basicamente, a hashtag é uma espécie de filtro de tópico. Por exemplo, se você publicar algo com a hashtag #docesesalgados, seu post estará ligado a vários outros posts que utilizam a mesma hashtag.

Dessa forma, sempre que alguém procurar essa hashtag no Instagram, seu post aparecerá nos resultados da pesquisa. Inclusive, se sua hashtag for bem escolhida, é capaz do seu post aparecer logo na primeira opção de busca. Em suma, o uso das hashtags vale muito a pena, pois aumenta a exposição e o alcance de um post.

Uso correto das hashtags

Primeiramente, é preciso explicar que, encher seu post com hashtags aleatórias não o fará ser encontrado mais rápido. Para que uma hashtag funcione, ela deve estar atrelada ao tema do post e ao seu público-alvo. Além disso, é importante que a hashtag utilizada esteja em um bom nível de pesquisa.

Por exemplo, a hashtag escolhida não pode ser muito procurada. Do contrário, seu post concorrerá com postagens bem mais famosas que a sua. Por outro lado, ela também não pode ser “desprezada” nas pesquisas. Se isso acontecer, seu post nunca será encontrado, pois a hashtag dele nunca é procurada.

No fim das contas, é preciso escolher hashtags que estejam no meio termo. Ou seja, nem muito famosas e nem muito esquecidas. Isso contribuirá muito para o crescimento do seu post no Instagram.

Se você possui dificuldades em criar hashtags, uma boa opção é o site Rapidtags. Nessa plataforma, basta digitar o tema de seu post e utilizar alguma das hashtags que serão mostradas na tela.