4 Ideias para ganhar dinheiro com artesanato

Ideias para ganhar dinheiro com artesanato

Ideias para ganhar dinheiro com artesanato

Confira ideias para ganhar dinheiro com artesanato, com sugestões de materiais que você vai precisar para confeccionar e formas de arrasar nas vendas.

Os artesanatos são ótimas fontes de renda extra, onde você trabalha em casa, em um horário flexível, com materiais acessíveis e fáceis de manusear. Esta é, inclusive, uma das melhores dicas de negócios para abrir.

Contudo, se você já possui uma técnica, apostar nas vendas de artesanatos pode trazer uma boa lucratividade. 

Agora, se ainda não sabe por onde começar, continue a leitura deste post e conheça as ideias para ganhar dinheiro com artesanatos. 

Ideias para ganhar dinheiro com artesanato – Veja as opções para lucrar

Ideias para ganhar dinheiro com artesanato e lucrar
Ideias para ganhar dinheiro com artesanato e lucrar

Com tantas ideias para ganhar dinheiro com artesanato, não podemos nos limitar apenas com a venda de produtos de crochê, tricô e macramê.

É preciso saber que existem outros tipos de materiais fáceis de trabalhar, principalmente, para quem não possui habilidades iniciais. Esses materiais são encontrados em lojas de aviamentos, supermercados e até na sua casa.

Com um baixo investimento é possível confeccionar lindos produtos, e ainda, ganhar uma renda extra com a comercialização dos itens autênticos que são os artesanatos.

Confira abaixo algumas opções de artesanatos fáceis de produzir.

Artesanato com feltros 

Os artesanatos com feltros podem ser uma ótima opção de material para trabalhar, são resistentes, de boa qualidade e espessura, podendo construir diversas peças para vender e faturar uma grana extra.

Além disso, esse tipo de material pode ser usado para produzir guirlandas para quarto de bebê, chaveiros, brinquedos e até lembrancinhas de aniversário.

Portanto, se você quiser apostar nesse artesanato para vender, saiba que são poucas as ferramentas para produção, pois os artesanatos com feltro podem ser costurados à mão e existem muitos moldes na internet para baixar.

Esta é uma das melhores ideias para ganhar dinheiro com artesanato, sem dúvida nenhuma.

Artesanatos usando E.V.A

O E.V.A é um material que nunca sai de moda. As crianças, por exemplo, utilizam muito esses materiais para trabalho de escola.

Por esse motivo e pela facilidade de manusear o E.V.A, esse é um material que está na nossa lista de ideias para ganhar dinheiro com artesanato.

Contudo, você pode produzir artigos para festa infantil, como painéis de personagens, lembrancinhas de aniversário e produzir bonecos articulados com E.V.A, uma técnica muito usada para produzir enfeites para decorar quarto infantil e festas de criança. 

Esse estilo de artesanato possui materiais bem acessíveis, onde a sua criatividade demandará o resultado da sua produção.

Ideias para ganhar dinheiro com artesanato usando MDF 

Para quem ama decoração, as peças de artesanatos com MDF se tornam sugestões para começar um negócio extra, principalmente, quando falamos em decorar a casa e produzir utilidades para seu dia a dia.

Se você optar por esse material para se trabalhar, saiba que é possível encontrar peças prontas em MDF cru, onde apenas um acabamento decorativo apresenta todo um diferencial.

Com os artesanatos em MDF, podem ser produzidos kit higiene para colocar no banheiro, porta-retratos, porta-jóias e caixas decorativas. 

Para revestir o artesanato utilize os aviamentos como pérolas, strass e espelhos, ou então, faça colagens com papel ou tecido. Caso tenha habilidades com pintura, use a criatividade e faça lindas caixas decoradas para presente.

Talvez interesse: 4 dicas de como começar a empreender

Laços de fita 

Outra opção para lucrar com artesanato é a fabricação de laços de fita, que podem ser os lacinhos de cabelo, arquinho e enfeites para cachorros.

Sendo assim, esse tipo de material agrada diversos públicos, desde as meninas que querem combinar seus looks até os cachorrinhos.

Os materiais usados para a produção das peças podem ser a fita de cetim, pérolas, strass e outros tecidos que ficam uma gracinha.

Na internet você vai encontrar diversas inspirações de modelos, com dicas de passo a passo para produzir os artesanatos com laços de fitas. 

Ideias para ganhar dinheiro com artesanato com materiais reciclados

Se você não quer investir muito dinheiro com aviamentos para artesanato, os materiais recicláveis são ótimas opções para começar o seu negócio próprio.

Além disso, você poderá produzir uma variedade de opções de decoração, como as garrafas decoradas, vasos de vidro e até móveis.

Os materiais recicláveis são bem democráticos, você pode usar sua criatividade e transformar em peças incríveis, onde seus clientes nem imaginam que se trata de um material que iria para o lixo.

Portanto, defina o tipo de produto que você quer produzir, verifique os materiais reciclados que se encaixam no produto final, combinando com um acabamento que seja possível revender e lucrar.  

Como ganhar dinheiro com artesanato?

Como ganhar dinheiro com artesanato
Como ganhar dinheiro com artesanato

Para começar a ganhar dinheiro com artesanato, você precisa definir algumas coisas como o nicho do seu trabalho, o tipo de canal para divulgação e detalhes que fazem toda a diferença para o cliente, como os prazos.

Defina seu nicho de trabalho

A definição do nicho de trabalho é bem importante, principalmente, quando se trata de artesanatos para vender. 

Uma dica é escolher o tipo de material e o público que você quer alcançar, como, por exemplo, fazer lembrancinhas de aniversário. A demanda pode ser bem relativa, mas, todos os meses você pode lucrar nas vendas.

Já os nichos mais segmentados como os materiais escolares, você poderá lucrar bem mais em algumas épocas do ano, como no início do ano letivo escolar. 

Mas a vantagem do artesanato é que ele permite confeccionar produtos autênticos para cada perfil de cliente, onde a qualidade e acabamento definem o sucesso do negócio. 

Divulgue os seus produtos 

Depois de definir o nicho de atuação, escolha um canal para divulgar os seus artesanatos. As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgação.

Dessa maneira, você pode criar um perfil próprio para o seu negócio, com uma identidade visual e descrição de todos os trabalhos realizados com artesanato.

Outra ferramenta de venda e divulgação é o WhatsApp, capaz de criar um relacionamento mais aproximado com o cliente, onde ele pode fazer suas encomendas e você pode compartilhar as novidades e combinar a entrega de produtos.

Participe de feiras, grupos e eventos de artesãos 

Para tornar seus produtos conhecidos, experimente participar de feiras de artesanatos, grupos de WhatsApp e eventos que envolvem os artesãos.

Esses espaços promovem uma maior visibilidade do seu negócio, ajudando a criar uma rede de network e parcerias. Para quem quer boas ideias para ganhar dinheiro com artesanato, estes espaços podem promover várias inspirações, inclusive.

Cumpra os prazos de entrega

Uma dica que vale ouro é: cumpra os prazos de entrega. Os clientes priorizam os artesãos que passam confiança e segurança no trabalho.

Às vezes, aumentar o prazo de entrega para as encomendas eventuais ajuda a fidelizar o cliente, não perdendo a qualidade e garantia de trabalho bem feito pelo artesão.

Esperamos que você tenha gostado das ideias para ganhar dinheiro com artesanato. Coloque-as em prática e tenha sucesso em suas vendas.