como começar a empreender

4 dicas de como começar a empreender

Mas afinal, Como Começar a Empreender? O que realmente é essencial? Um plano de negócios? Uma equipe sólida em quem possamos confiar?

Na era digital, o empreendedorismo está mais acessível do que nunca. No entanto, isso não significa que seja moleza.

Na era digital, tornar-se um empresário de sucesso está mais acessível do que nunca. Qualquer pessoa com algum fundo e uma conexão com a internet pode se tornar um magnata se jogar suas cartas da maneira certa e tiver paciência e conhecimento para trabalhar com o sistema.

Isso não significa que seja fácil. Na verdade, está longe disso. Portanto, aqui estão 10 dicas de sucesso para aprender a Como Começar a Empreender. Este artigo foi inspirado na Dezjato Desentupidora, que além de ser um case de sucesso no empreendedorismo, é uma fonte de inspiração em utilizar os meios digitais como estratégia de Marketing.

1. Como começar a empreender: Planeje, planeje, planeje e planeje

 

Como começar a empreender? Tenha um plano de negócios bem sólido para iniciar da maneira correta!

Não há substituto para um plan

como começar a empreender em uma desentupidora
Como Começar a Empreender em uma Desentupidora

o de negócios sólido. Se você acha que planejou seu negócio e estratégia de mercado o suficiente, provavelmente está errado. A análise do seu público-alvo e dos concorrentes é especialmente importante.

Principalmente quando falamos do setor de prestação de serviços. Vamos tomar como exemplo uma desentupidora. Uma empresa que trabalha nesse ramo não oferece produtos, apenas serviços. Dessa forma, necessita de um diferencial que acate seu público-alvo.

Além disso, prepare-se para qualquer eventualidade. Análise qualquer coisa possível que possa dar errado com seu plano de negócios e, em seguida, prepare uma resposta adequada.

Assim, quando algo acontecer, você estará pronto. Acompanhe suas habilidades e fraquezas, o que você oferece, como esse produto ou serviço é único e como você planeja aumentar sua oferta depois de entrar no mercado.

2. Encontre um mentor

Como começar a empreender sem um mentor? É como atirar de olhos fechados em um ambiente totalmente escuro!

Olha, você não precisa ter um Roberto Justus ou um Flávio Augusto, mas entrar no jogo empresarial sozinho é um caminho escuro.

Quer se trate de uma comunidade de investidores e empreendedores com ideias afins ou de um amigo próximo ou parceiro de negócios com mais experiência no mercado, ter alguém com quem aprender e trocar ideias é fundamental para o sucesso.

Aprenda com os erros e acertos deles, para que você possa minimizar os primeiros e maximizar os últimos em seus próprios esforços.

Dito isso, sempre confie em seu instinto. Se você está seguindo uma sombra durante toda a sua carreira, nunca vai realmente se destacar e se tornar grande.

3. Mantenha seu marketing apertado

É possível sim aprender a como começar a empreender sem gastar muito com marketing digital logo de início.

Com isso, queremos dizer um orçamento apertado. O marketing do seu negócio é extremamente importante, mas não deve custar um braço e uma perna. Lembre-se de que a mídia social é sua amiga.

Criar sua página de negócios no Facebook e fundar contas sociais no Twitter e Instagram para o seu negócio é gratuito. Enviar a URL do seu site para mecanismos de pesquisa como Google e Bing é outra forma gratuita de aumentar sua visibilidade, mesmo que trabalhe em nichos como no exemplo acima citado, de desentupidora.

Não queremos dizer que você precisa ser um mesquinho, mas um bom marketing deve funcionar de maneira mais inteligente, não mais difícil.

Alcance o público-alvo certo (lá vamos nós com o planejamento novamente) e você não terá que investir em campanhas de mídia pagas complexas ou caras.

Campanhas de mídia social e e-mail fortes e direcionadas são muito mais baratas e eficazes.

Relacionado: Casa Ecológica – 5 dicas para montar uma

4. Construa uma equipe forte

Não nos entenda da maneira errada, não queremos dizer contratar um bando de “especialistas” bem pagos. Basta se cercar de pessoas que compartilham sua visão.

Todo mundo sabe que começar um negócio com seus amigos normalmente dá errado, mas você quer ter coisas em comum com as pessoas com quem trabalha, pelo menos do ponto de vista de uma perspectiva.

Além disso, esteja aberto a novas opiniões e sugestões. Você não quer um bando de robôs que apenas concordam com o que diz, você quer uma equipe de pensadores críticos individuais.

Gostou das nossas dicas sobre como começar a empreender?