Como Abrir uma Loja? – 4 dicas diretas com exemplos!

Como abrir uma loja?

Como abrir uma loja?

Como Abrir uma Loja? O que é dispensável e o que é indispensável na hora de abrir um negócio dentro do setor de varejo? Será que podemos minimizar nossos erros antes mesmo de abrir as portas no comércio?

A verdade é que a grande maioria de quem quer ter um negócio não faz um estudo de caso antes, nem mesmo sobre os seus concorrentes.

Dessa forma, acelera as coisas de maneira abrupta e se esquece do principal: estudar o que deve e o que jamais deve fazer para obter sucesso em seu negócio.

Por sorte e vontade, você não é essa pessoa, afinal, chegou até o nosso conteúdo para aprender melhor sobre Como Abrir uma Loja. Leia conosco e aprenda algumas dicas essenciais!

Dicas de Como Abrir uma Loja

Como abrir uma loja?
Dicas de como abrir uma loja

Nosso conteúdo de hoje é voltado principalmente para dicas de nicho de mercado, concorrência e produtos corretos, buscando minimizar seus erros.

Você vai aprender a como escolher seu micro nicho, analisar sua concorrência da maneira certa e que também deve colocar seu plano em prática para colher seus frutos o quando antes. Leia conosco!

Escolha seu nicho de mercado

O primeiro passo para saber e aprender a como abrir uma loja é escolher seu nicho de mercado, afinal, sem ele não temos como trabalhar realmente.

Provavelmente você já possui uma ideia muito clara do que e como vai trabalhar, seja em um nicho de camisetas femininas ou então algo correlacionado, pegando essa ideia como exemplo para ficar de melhor entendimento.

Porém, apesar de sempre a grande maioria das pessoas saberem com o que querem trabalhar, infelizmente elas não vão a fundo na real oportunidade que possuem em mãos.

Como abrir uma loja e escolher o nicho correto? Indo atrás de micro nichos, ou seja, mercados ultra nichados que potencializam sua venda.

Dizemos isso porque uma loja que vende camiseta feminina com um estilo bem definido vende muito mais ao final do mês do que uma loja que vende camisetas femininas variadas.

Assim, o que acontece é que muitas vezes lojas pequenas, mas com produtos ultra nichados de valor um pouco mais alto, vendem mais do que um super outlet bem localizado no centro da cidade. Portanto, estude bem antes de abrir a sua loja para escolher o seu nicho!

Estude bem a concorrência

Estude seus concorrentes
Estude seus concorrentes

Quer realmente aprender a como abrir uma loja? Estude bem a concorrência, veja suas falhas e seus acertos e tire o que de melhor puder em cada um dos seus concorrentes.

Um dos principais erros de quem está começando nessa vida de empreendimentos no varejo é deixar de estudar seus concorrentes antes de abrir sua loja.

Esse é um processo essencial, pois assim podemos aprender com os erros e os acertos de cada um.

Faça uma lista com todos os seus concorrentes diretos, do pior para o melhor, e veja realmente o que você pode tirar de aprendizado de cada um deles, principalmente do que possui mais sucesso, mas sem se esquecer de também aprender com aquele que está quase falindo, pois não queremos cometer os mesmos erros.

Escolha a dedo seus fornecedores

Um dos maiores problemas dos varejistas é ter que lidar com fornecedores ruins. Depois de escolher seu nicho e analisar a concorrência, busque por bons fornecedores.

Fornecedores que não vão lhe deixar na mão, entregar produtos atrasados, sejam camisetas femininas ou grandes eletrodomésticos. O que muda de qualidade entre um e outro fornecedor não é o tamanho e facilidade de envio do produto que ele possui, mas sim a sua organização e comprometimento para com seu cliente final.

Estude bastante e elenque os melhores, vá testando e excluindo aqueles que não atenderem a sua demanda ou dificultarem seu trabalho!

Estude e tenha muito controle financeiro

Como abrir uma loja?
Estude e tenha muito controle financeiro

Por fim, nossa última dica direta é estudar muito sobre economia empresarial e buscar ter um balanço e controle financeiro afiado. No início, você dificilmente ira conseguir se pagar como dono da loja.

Mas, com o tempo e uma boa organização financeira empresarial, verá que os resultados virão, seu fluxo de caixa aumentará e você estará faturando mais.

Coloque sua ideia em prática

Temos uma dica adicional, mas não tão técnica e sim mais motivadora. Por mais que você tenha que fazer um estudo de caso antes e isso é muito bom, coloque sua ideia em prática.

Pular de cabeça sem estudar anteriormente é um erro, mas prolongar demais seu início pode deixar sua ideia somente no papel por muito tempo, e agora que já sabe o passo a passo de como abrir uma loja, coloque-o em prática para obter sucesso empresarial e financeiro.

Como abrir uma loja não é fácil, mas também não é impossível e pode dar muito certo a médio e longo prazo. Coloque sua ideia em prática!