sites para fazer cursos gratuitos online

sites para fazer cursos gratuitos online

Conhece sites para fazer cursos gratuitos online? Se você tem pensado sobre o que fazer durante esse período em casa a respeito do seu futuro, do seu desenvolvimento pessoal, saiba que existem sites para fazer cursos gratuitos online.

Hoje vamos falar sobre cursos grátis que possuem certificados que estão disponíveis na internet, importante falar desde já que alguns desses cursos são oferecidos gratuitamente, no entanto, em alguns para se obter o certificado você terá que pagar o valor referente ao certificado.

Então é legal ficar atento e olhar no início do seu curso que você optar por fazer, mas vamos ao que interessa.

Quais são os sites para fazer cursos gratuitos online?

Sempre valerá a pena investir em cursos, seja para o seu currículo, seu repertório ou até mesmo para aquelas horas de atividades complementares da sua faculdade.

Existem uma série de sites para fazer cursos gratuitos online, mas por causa da pandemia esse universo está mais cheio de possibilidades.

Então se você não sabe por onde começar em meio a tanta informação que tem lido na internet, ou visto nas suas redes sociais, não se preocupe, selecionamos os melhores sites para fazer cursos gratuitos online para você se desenvolver.

E não importa qual a sua formação porque essas plataformas disponibilizam cursos de quase todas as áreas.

Coursera

A Coursera é uma plataforma que disponibiliza informações para quase todas as áreas, mas especificamente tecnologia. Possui parceria com empresas e Universidades.

Vale lembrar que para conseguir o seu certificado em qualquer formação da Coursera você terá que pagar pelo mesmo.

Edx

A Edx é uma plataforma que disponibiliza mais de 2.000 cursos de várias áreas de conhecimento, e que são feitos por universidades de ponta.

Como a Coursera para emissão do certificado o aluno também terá que pagar uma taxinha, para você ter acesso ao certificado no final da sua formação.

Fundação estudar

Esta fundação é uma organização que disponibiliza cursos na internet, normalmente os cursos são voltados para carreira produtividade, autoconhecimento e processos seletivos.

De maneira gratuita, é só entrar nos sites para fazer cursos gratuitos online e se cadastrar começando a estudar o quanto antes.

FGV – Fundação Getúlio Vargas

A FGV disponibiliza mais de 50 cursos online e gratuitos, com certificado. Muitas são as áreas de interesse como por exemplo: administração pública, negócios, direito e finanças.

Assim sendo a FGV, liberou esses cursos gratuitamente no meio online somente pelo período da quarentena, então eles não são sempre abertos e gratuitos, e se eu fosse você eu corria para começar a fazer o quanto antes.

Kadenze

A kadenze é uma outra plataforma que também reúne cursos de universidades e outras empresas parceiras, com conteúdo das áreas de matemática, música, engenharia, tecnologia, artes e design. O cadastro na Kadenze é gratuito e dá acesso a todos os cursos.

Senai

O Senai é um dos sites para fazer cursos gratuitos online queridinho dos brasileiros, mesmo em sua maioria tendo cursos profissionalizantes pagos.

No entanto, o Senai conta com 12 cursos inteiramente grátis e com certificado para quem os fizer.

Vale muito a pena fazer qualquer curso no Senai, pois é uma instituição de renome nacional, e quem sabe um curso deste não te coloca no mercado de trabalho, ou te ajuda a aumentar de cargo. Aprendizado não ocupa espaço!

Omie Academy

A Omie Academy é uma plataforma que cuida da gestão de pequenas e médias empresas. É importante dizer que em sua maioria os cursos são na área educação empreendedora.

Entre muitos cursos na Omie Academy você vai encontrar cursos de linguística, programação, liderança entre outros.

Universidade Rock University

Muito conhecida no meio do marketing. A Universidade Rock University umas das maiores empresas de conteúdo da América Latina, eles estão disponibilizando cursos gratuitos, e com certificados sobre temas como: inbound marketing, criação de conteúdo para web.

No caso da Universidade Rock University é importante dizer que uma vez que você começa o curso, você terá o prazo de 30 dias para finalizar.

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

O banco Internacional de Desenvolvimento disponibiliza 5 cursos que são online e grátis, existe a disponibilidade para você pegar o certificado assim que finalizar todos os cursos.

No entanto, o certificado pode custar até 25 dólares em alguns desses cursos.

Alguns dos cursos que você pode encontrar no Banco Internacional de Desenvolvimento incluem: Impacto ambiental, economia digital, consulta pública, gestão de risco em projetos além do curso de gestão em desenvolvimento.

iTEC

A iTec disponibiliza um total de 157 cursos, são cursos de capacitação em tecnologia. O treinamento é gratuito possuindo carga horária de 15 a 25 horas.

Todos os alunos recebem certificado após a conclusão do curso, ao todo são mais de 32 cursos focados nas áreas de atendimento ao cliente marketing, vendas e gestão de negócios.

RD University

Por fim, mas não menos importante, outra plataforma que tem disponibilizado seus cursos gratuitamente, especificamente para galera de marketing e publicidade.

A RD University está com três cursos abertos atualmente, destacamos o de introdução inbound marketing para gestores e seus vendedores.

Vantagens do aprendizado online

  • Sem limites e acessibilidade. Você pode aprender com qualquer professor, mesmo de outros países, sem estar vinculado a um lugar, basta ter um computador com acesso à internet.
  • Economize recursos. O formato online permite economizar seriamente em conduções para se locomover. Além disso, os formatos educacionais online são mais baratos do que os clássicos. Ao fazer um curso online, você consegue o que veio buscar, e nada supérfluo. O formato permite que você priorize e foque apenas no que você precisa.
  • Relevância. Os cursos online são desprovidos da inércia do offline, eles são sempre relevantes, rapidamente complementados, ajustes no programa podem ser feitos literalmente com um clique do mouse.
  • Horário flexível. Formatos online são fáceis de combinar com quase qualquer cronograma de trabalho. Muitas vezes o tempo das aulas é determinado pelos participantes do treinamento de forma independente.
  • Oportunidades para educação continuada. Pouco antes da crise, o mundo entrou em uma era de transformação digital. Agora que você conhece os melhores sites para fazer cursos gratuitos online é hora de escolher qual curso fazer.

Uma de suas tendências importantes foi o aprendizado ao longo da vida, devido aos novos desafios metodológicos, regulatórios e tecnológicos, para permanecer no mercado de trabalho, devemos aprender constantemente, dominando três ou quatro especialidades na vida. Até a próxima!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Click Petróleo e Gás, um site especializado em notícias diárias para te manter informado sobre o que ocorre no mundo da tecnologia, mineração, energia, etc.

Leia mais: Como abrir uma loja