privacidade no smartphone

Privacidade no smartphone: O que Fazer? | A privacidade no celular é fundamental para protegê-lo , pois são eles que nele armazenam mais informações sobre todas as nossas atividades e tarefas. As conversas mais privadas são mantidas, e apenas pensar que um terceiro toma posse disso é um perigo total.

Por isso e por sua importância, temos trabalhado e coletado informações verdadeiras para ajudá-lo a aumentar a proteção de sua privacidade, e assim você pode manter uma vida totalmente confidencial. Aqui no TSKY, mostraremos os diferentes perigos que enfrentamos ao usar smartphones e também ensinaremos como melhorar a privacidade no smartphone.

Leia Mais: Tudo sobre Nukers

Quais são os principais riscos à privacidade no smartphone?

Quando falamos de riscos à privacidade, não nos referimos apenas aos que podemos enfrentar ao usar um computador ou navegar na Internet, este tópico também inclui os dispositivos móveis. Hoje em dia, normalmente usamos nossos dispositivos para atividades infinitas e, como todos os sistemas, pode haver grandes vazamentos de informações.

Entre os incidentes mais relevantes que podem ser encontrados estão os seguintes:

  • Vazamentos ou extração de informações pessoais
  • Infecção de software malicioso: Botnets, Spam, entre outros
  • Extração de informações via Bluetooth
  • Roubo de identidade, também conhecido como spoofing
  • Clonando dados, como conversas ou arquivos multimídia
  • Publicidade de injeção de software

Embora essas não sejam as únicas ameaças e riscos que enfrentamos, são os mais relevantes e sua eficácia pode nos causar perdas inimagináveis.

Por que é importante cuidar da privacidade no smartphone?

como configurar a privacidade no smartphone
como configurar a privacidade no smartphone

Nossos telefones controlam todas as nossas atividades , ou a maioria delas, já que as novas tecnologias nos permitem administrar tudo o que fazemos, inclusive tomar decisões que muitos acham que deveriam ser totalmente humanas.

Mas devemos entender que um telefone sozinho não pode cuidar de tudo, ele precisa de nós para instalar aplicativos com softwares especiais . Podemos ver os comentários deles para ver como funcionam, mas em nenhum deles encontraremos informações com privacidade.

Normalmente a questão da privacidade em nossos Smartphones é totalmente negligenciada, o que não deveria acontecer, pois por ser o aparelho que controla a maioria de nós, também contém mais informações sobre nossas vidas. Sempre que instalamos um aplicativo em nosso celular devemos aceitar os termos e condições e com isso damos permissão para muitas coisas, incluindo acesso à galeria e informações pessoais.

Por exemplo, o WhatsApp é um dos aplicativos que se tornou mais comum entre pessoas com celular e, embora nos ofereça uma criptografia ponta a ponta, se formos vítimas de um ataque, o hacker terá mais informações sobre nós , nos conhecendo melhor do que nossos próprios parentes. A gravidade do problema deve ser alarmante para todos nós, porque arriscar toda a nossa privacidade é como viver uma vida sem filtros . É por isso que devemos realizar tarefas que nos permitam melhorar nossa privacidade .

Configurar seu smartphone para melhorar a privacidade

Para viver de forma privada, devemos cumprir alguns métodos que garantam que assim sejaCom os seguintes truques, você pode manter todas as suas informações privadas para sempre:

Conheça as permissões dos aplicativos

Conforme mencionamos na seção anterior, sempre que formos instalar um aplicativo em nosso celular, teremos que aceitar as permissões para que funcione corretamente. O detalhe é, quando não sabemos o que permite, estamos aceitando porque não nos dedicamos a ler os termos e condições.

Por outro lado, devemos também fazer uma análise das permissões que vamos aceitar . Por exemplo, se estivermos instalando um aplicativo que nos diz o estado do tempo, e ao fazer o download nos pede permissão para acessar nossa galeria, mensagem ou outra que não esteja relacionada ao seu funcionamento, devemos descartar imediatamente a ideia de Instalando este aplicativo.

 Não instale APK ou aplicativos de terceiros

Oito em cada dez usuários de smartphones instalaram aplicativos externos do Google Play em seus celulares , seja porque não constam na loja, seja porque a loja não permite que sejam instalados na versão do sistema. Fazer isso é tão perigoso que apenas em alguns momentos todas as nossas informações podem ser seriamente comprometidas .

Esses APKs não garantem sigilo em nenhuma das áreas, e instalá-los também assume seus riscos . Os grandes especialistas em segurança e privacidade não recomendam a instalação de aplicativos em nossos celulares até que verifiquem plenamente que está de acordo com o que nos oferece e que mantém todas as diretrizes de anonimato de dados, em suas bases.

Instale um bom antivírus

Instalar um bom antivírus é o mais recomendado se queremos proteger a privacidade no smartphone . A proteção que este software pode nos fornecer impede que hackers invadam a segurança do sistema e captura todas as nossas informações.

No dia a dia do mundo digital, enfrentamos uma longa lista de perigos , mas se instalarmos o antimalware certo, podemos reduzir esse percentual de risco. Qualquer movimento de informação que o software detecte como incomum, ele irá bloqueá-lo e nos informar do que está acontecendo. Com este mecanismo evitaremos o controle remoto de nossos dispositivos , ou a extração de dados através de conexões wireless gratuitas.

Mantenha o sistema operacional atualizado

Um sistema operacional desatualizado é uma brecha para que os ataques sejam eficazes contra nossos celulares, pois o acúmulo de erros são vulnerabilidades das quais os hackers se aproveitam para atingir seus objetivos.

A única maneira de fortalecer nosso sistema de segurança e evitar que os ataques sejam eficazes é mantendo nosso sistema operacional atualizado . Embora bem, isso não só acontece com o sistema operacional, mas também deve ser cumprido com todo o software que instalamos . A maioria dos smartphones atualiza seu sistema automaticamente, no entanto, existem algumas exceções que requerem a aprovação do usuário e, por esse motivo, recomendamos que você visite as informações do seu celular e verifique o status do sistema .

Defina a privacidade do Google

Definir a privacidade do Google é uma das melhores opções para melhorar a privacidade do nosso telefone. Se quisermos fazê-lo, devemos ir às ” Configurações ” e depois à opção ” Privacidade “, onde encontraremos uma lista de opções que podemos ativar ou atualizar.

As funções que o Google nos permite atualizar nas configurações de privacidade são as seguintes:

  • Pré-carregar as páginas para navegar mais rápido: o que essas opções querem nos indicar é que podemos configurar para que o Google investigue primeiro o endereço antes de permitir o acesso, resultando em um carregamento rápido da página.
  • Não permitir rastreamento: tudo o que fazemos na Internet ou no telefone deixa rastros, mas ao ativar esse recurso, exigimos que o Chrome não permita o rastreamento de nossos dados.
  • Limpar dados de navegação: a maioria de nossas atividades são armazenadas no histórico, mas se excluirmos os dados de navegação, não haverá registro do que fazemos.

Configure corretamente o seu navegador

Os navegadores normalmente compartilham informações em seu banco de dados , embora a maioria deles sejam úteis para que a navegação seja totalmente bem-sucedida, é aconselhável desativar alguns deles, se quisermos uma navegação privada. O Google Chrome é um dos navegadores mais comuns em smartphones e nos fornece um grande número de funções que nos permitem navegar de forma rápida e privada.

Entre as diferentes funções está a navegação anônima . Como as janelas desconhecidas, também podemos configurar a sincronização de nossos dados com nossa conta do Google . Esta atividade é útil para manter todas as nossas atividades registradas em nossas contas, mas desabilitar esta opção irá impedir a captura de nossos dados enquanto eles estão armazenados nos servidores .

Para alterar essas opções, devemos ir para as configurações do navegador e selecionar a opção de sincronização . Podemos escolher os dados que queremos compartilhar e quais não. Selecionamos aqueles que consideramos que mais contribuem para a nossa privacidade, ou também podemos ativar a criptografia dos dados sincronizados , onde a única forma de acessá-los é através da senha de nossa conta Google.

Criptografe seus dados

Muitos dos telefones de hoje criptografam os dados armazenados por padrão, mas nunca é demais verificar. Para fazer isso, devemos ir para as ” Configurações ” do dispositivo, e procurar na seção ” Segurança, localização ou configurações ” a opção que diz ” Tela de bloqueio e segurança” . Lá, devemos ver uma opção de criptografia, no caso de ter um cartão SD podemos criptografá-lo para que todos os dados armazenados nele possam ser protegidos .

Proteja sua rede

Se tivermos uma conexão sem fio à Internet, devemos melhorar sua privacidade no smartphone , pois um sistema de baixa segurança pode ser o epicentro de todos os ataques aos nossos dispositivos conectados à rede. Por este motivo, recomendamos entrar na configuração do roteador e alterar todas as configurações de fábrica, como nome e senha. Nosso sistema de criptografia deve ser WPA2-PSK , pois é o melhor nível de proteção que podemos estabelecer.

Como tudo, a atualização elimina erros e vulnerabilidades, por isso devemos sempre perceber que nossa conexão tem seu firmware atualizado . As redes wireless são essenciais, pois é através delas que mais informações são carregadas e baixadas. Se eles forem atacados, será um perigo total para a nossa privacidade. Dito isso, devemos fortalecer nossas redes, se quisermos viver com segurança.

Agora que você sabe mais sobre como melhorar a privacidade no smartphone, deixe seu comentário!