O que é Arduino?
Todos nós já ouvimos sobre o Projeto Arduino e suas repercussões positivas para o mundo do Hardware, mas a verdade é que poucos sabem exatamente o que é o Arduino e o que podemos fazer com tal placa ou o que exatamente o Projeto Arduino envolve.
Atualmente é muito fácil conseguir uma placa Arduino, mas precisaremos saber e ter algo mais do que uma simples placa de hardware à qual você pode conectar alguns cabos e algumas lâmpadas LED.
O que é Arduino?
O projeto Arduino é um movimento de Hardware que visa a criação de uma placa de circuito impresso ou PCB que ajude qualquer usuário a criar e desenvolver projetos eletrônicos finais e funcionais. Assim, a placa Arduino nada mais é do que uma PCB que podemos replicar quantas vezes quisermos sem ter que pagar licença ou depender de uma empresa para seu uso e / ou criação.
Este movimento (Projeto Arduino) visa a criação de Hardware totalmente Livre, ou seja, qualquer usuário pode construir suas próprias placas e torná-las totalmente funcionais, pelo menos tão funcionais quanto as placas que podemos comprar.
O projeto nasceu em 2003 quando vários alunos do Instituto IVREA buscavam uma alternativa às placas com microcontrolador BASIC Stamp. Essas placas custam mais de US $ 100 por unidade, um preço alto para qualquer aluno. Em 2003 surgem os primeiros desenvolvimentos que têm um desenho livre e público mas cujo controlador não satisfaz o utilizador final. Será em 2005 quando chegará o microcontrolador Atmega168, um microcontrolador que não só alimenta a placa, mas também torna sua construção acessível, chegando até hoje cujos modelos de placa Arduino podem custar US $ 5.
Como surgiu o seu nome?
O projeto recebe o nome de uma taberna próxima ao Instituto IVREA. Como já dissemos, o projeto nasceu no calor deste instituto que está localizado na Itália e próximo a esse instituto existe uma taberna de estudantes chamada Bar di Re Arduino ou Bar del Rey Arduino. Em homenagem a este lugar, os fundadores do projeto, Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis , decidiram nomear as placas e o projeto Arduino.
De 2005 até os dias atuais, o Projeto Arduino gerou polêmica sobre líderes e direitos de propriedade. Assim, existem vários nomes como Genuino, que era a marca oficial das chapas do Projeto que eram vendidas fora dos Estados Unidos e da Itália.
Como é diferente do Raspberry Pi?
Muitos usuários confundem a placa Raspberry Pi com as placas Arduino. Já que para a maioria dos novatos e estranhos ao assunto, ambas as placas podem parecer iguais, mas nada poderia estar mais longe da verdade. O Arduino é uma placa PCB que possui microcontrolador, mas não possui processador, nem GPU, nem memória ram, nem portas de saída como microhdmi, wi-fi ou bluetooth, o que possibilita a conversão da placa em minicomputador; mas o Arduino é uma placa programável no sentido de que podemos carregar um programa e o hardware usado executará esse programa: algo simples como ligar / desligar uma lâmpada LED ou algo tão poderoso como a parte eletrônica de uma impressora 3D.
Que modelos de placas existem?
As placas do Projeto Arduino são divididas em duas categorias, a primeira categoria seria a placa simples, uma placa PCB com microcontrolador e a segunda categoria seriam as placas de blindagem ou extensões , placas que adicionam funcionalidade à placa Arduino e que dependem dela para seu funcionamento.
Entre os modelos de placa Arduino mais populares estão:
- Arduino UNO
- Arduino Leonardo
- Arduino MEGA
- Arduino Yún
- Arduino DUE
- Arduino Mini
- Arduino Micro
- Arduino Zero
…
E entre os modelos de escudo Arduino mais populares ou úteis estão:
- Arduino GSM Shield
- Arduino Proto Shield
- Arduino Motor Shield
- Arduino WiFi Shield
….
Ambas as placas e blindagens são os modelos básicos. A partir daqui encontraremos kits e acessórios que terão o propósito de fazer o Arduino desenvolver uma função mais específica como o projeto CloneWars que cria kits para transformar uma placa Arduino MEGA em uma poderosa impressora 3D.
O que precisamos para fazer isso funcionar?
Embora possa parecer ilógico ou estranho, para uma placa Arduino funcionar corretamente, precisaremos de dois elementos: energia e software.
Em primeiro lugar, é óbvio, se vamos usar um componente eletrônico, vamos precisar de energia que pode ser extraída de uma fonte de alimentação ou diretamente de outro dispositivo eletrônico graças à sua entrada USB.
Obteremos o software graças ao IDE Arduino que nos ajudará a criar, compilar e testar os programas e funções que desejamos que nossa placa Arduino tenha. O Arduino IDE é um software gratuito que podemos obter por meio deste site. Apesar de podermos utilizar qualquer outro tipo de IDE e software, a verdade é que se recomenda utilizar o IDE Arduino, pois possui compatibilidade máxima com todos os modelos oficiais do Projeto Arduino e nos ajudará a enviar todos os dados do código sem nenhum problema.
Alguns projetos que podemos fazer com uma placa Arduino
Aqui estão alguns dos projetos que podemos realizar com uma simples placa deste projeto (independentemente do modelo que escolhermos) e que estão à disposição de todos.
O gadget mais famoso de todos eles e que deu mais fama ao projeto Arduino é, sem dúvida, a impressora 3D, especialmente o modelo Prusa i3. Este gadget revolucionário é baseado em uma extrusora e uma placa Arduino MEGA 2560.
Após o sucesso deste projeto, nasceram dois projetos paralelos baseados no Arduino e relacionados à impressão 3D. O primeiro seria um scanner de objetos 3D que usa uma placa Arduino UNO e o segundo é um projeto que usa uma placa Arduino para reciclar e criar novos filamentos para impressoras 3D.
O mundo IoT é outro dos nichos ou áreas onde o Arduino tem um grande número de projetos. O Arduino Yún é o modelo preferido para esses projetos que faz fechaduras eletrônicas, sensores de impressão digital, sensores de ambiente, etc … Em suma, uma ponte entre a Internet e a eletrônica.
E então, aprendeu um pouco sobre o que é Arduino? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje no TSky? Deixe a sua dúvida abaixo!