Como criar uma casa inteligente com Arduino passo a passo

casa inteligente com arduino

casa inteligente com arduino

Como criar uma casa inteligente com Arduino passo a passo.

Uma casa inteligente é uma casa que contém dois sistemas, um sistema interno e um sistema externo, que servem para medir, controlar e automatizar tudo o que acontece em relação à casa. Para isso, os dispositivos inteligentes são conectados aos sistemas que coletam as informações de que precisamos e também respondem às nossas solicitações.

O sucesso da automação residencial nos últimos meses se deve ao fato de que o preço desses aparelhos caiu enormemente e atualmente qualquer aparelho pode ser adaptado a qualquer tipo de casa ou situação. Elementos que podemos até construir nós mesmos.

Quais elementos eu preciso para criar minha casa inteligente com Arduino?

Antes de falar sobre miniprojetos ou gadgets que nos ajudarão a criar nossa automação residencial, vamos fazer uma lista dos elementos comuns de que precisaremos para fazer essa automação residencial.

Em primeiro lugar, ter um roteador e uma conexão de Internet potente que funciona em toda a casa, não pode haver zonas mortas ou quartos onde a ação do roteador não alcance. Em muitos casos, não precisaremos de uma conexão com a Internet, mas usaremos um roteador. Em outros casos, como segurança doméstica, precisaremos de acesso à Internet, portanto, o roteador e o acesso à Internet são importantes.

Outro item comum é a placa de Raspberry Pi. Além de ser necessária para alguns projetos, a placa Raspberry Pi pode funcionar como um servidor que gerencia todas as solicitações e pedidos dos diversos elementos inteligentes. O ponto positivo de usar Raspberry Pi é seu tamanho pequeno, seu poder e seu baixo preço.

rasp
Casa inteligente com Arduino e Raspberry Pi 3

A placa Arduino UNO também será companheira para criar uma casa inteligente. Seja para controlar o funcionamento do ar condicionado ou para controlar uma fechadura digital, essas placas são necessárias, baratas e muito populares.

Os sensores também serão necessários, mas neste caso temos que ter muita paciência e saber escolher bem o sensor, pois ficará em nossa casa inteligente, trabalhando o dia todo, 365 dias por ano, o que significa que não é qualquer tipo ou marca funcionará. sensor.

O futuro da automação residencial é que funcione por comandos de voz, mas atualmente isso não funciona em todas as áreas e para muitos elementos vamos precisar de um smartphone com acesso à Internet. Em geral, recomendo usar um smartphone Android, pois muitos fabricantes trabalham mais com este sistema operacional do que com o iOS da Apple.

O que devo fazer para criar uma iluminação inteligente?

A iluminação de uma casa inteligente é talvez o que mais se tem conseguido nos últimos anos. Atualmente contamos com vários modelos de lâmpadas inteligentes que podem ser instaladas em qualquer lâmpada e com uma boa conexão, podemos trocar a luz e criar ambientes diferentes dependendo da hora do dia ou dos nossos gostos. Atualmente, essas lâmpadas inteligentes têm um grande custo, o que significa que nem todos podem ter todas as lâmpadas deste tipo.

Uma alternativa para isso é usar luzes led RGB e conectá-las a uma placa Arduino Yun, com isso podemos controlar a iluminação de um cômodo de nossa casa. As lâmpadas led RGB são muito mais baratas do que uma lâmpada inteligente e a forma que podemos dar é mais interessante do que com uma lâmpada tradicional, mas é verdade que uma lâmpada inteligente tem uma instalação rápida e fácil.

O que devo fazer para proteger minha automação residencial?

Segurança automatizada de uma casa inteligente com Arduino
Segurança automatizada de uma casa inteligente com Arduino

A segurança de uma casa é algo delicado e também muito importante. Atualmente, para criar uma automação residencial existem vários projetos de fechaduras inteligentes que são abertas com uma impressão digital ou com um smartphone.

Uma segunda etapa seria adicionar sensores de movimento em cada cômodo para criar um alarme residencial , mas esses projetos ainda não estão funcionando corretamente. Em qualquer caso, a segurança ainda está pendente para a automação residencial, embora eu conheça muitos cujas casas não inteligentes têm os mesmos problemas.

O que devo fazer para automatizar o ar condicionado da minha casa inteligente?

O ar condicionado de uma casa inteligente é bastante complexo, mas também em uma casa normal. Primeiro, temos que nos certificar de que a casa está devidamente isolada. Isso é importante porque muitas vezes onde faremos uso de ar condicionado inteligente não estaremos em casa e se não estiver devidamente isolado usaremos aquecimento ou ar condicionado de forma inútil e sem o resultado desejado.

Ar Condicionado de uma casa inteligente com Arduino
Ar Condicionado de uma casa inteligente com Arduino

 

Assim que tivermos a casa de automação residencial isolada, temos que instalar um sensor com uma placa Arduino Bluetooth em cada cômodo. As informações de temperatura serão enviadas para o computador central ou para um Raspberry Pi. No Raspberry Pi usaremos algoritmos para que quando a sala atingir uma determinada temperatura, o ar condicionado ou aquecimento seja ativado.

Nesse aspecto da automação residencial é difícil de conseguir, pois os aparelhos de ar condicionados não são inteligentes e a única alternativa para isso é optar por soluções mais caras e pouco compatíveis com outras tecnologias. Em qualquer caso, pouco a pouco progresso está sendo feito neste aspecto da automação residencial.

O que devo fazer para decorar minha casa?

Speaker1

Anteriormente, falamos sobre como personalizar a luz ou melhor, como ter uma iluminação inteligente. Também podemos criar um fio musical que se conecta à iluminação, criando ambientes que combinam luz e música. A solução mais rápida neste caso é ter um alto-falante inteligente.

Neste aspecto, existem muitos modelos que podemos comprar como Amazon Echo, Google Home ou Sonos. Mas também podemos criar nosso alto-falante inteligente. Existem muitos projetos tentando criar um alto-falante inteligente. Nesse aspecto, destaca-se o palestrante que o Google ofereceu em conjunto com o Raspberry Pi Zero. Uma solução poderosa, gratuita e mais barata do que alguns alto-falantes inteligentes. Se optarmos pela solução gratuita, devemos ter em mente que precisaremos de um grande espaço de armazenamento para armazenar a música.

E então, conseguiu entender como criar uma casa inteligente com Arduino? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje no TSky? Deixe a sua dúvida abaixo!

Guia completo sobre segurança residencial automatizada