Imóveis compactos são os mais vendidos

Imóveis compactos

Imóveis compactos

Imóveis compactos: Descubra os motivos pelos quais estes tipos de propriedade estão tão em alta ultimamente!

O desafio de abrigar um número crescente de pessoas na mesma quantidade de metros quadrados está sendo enfrentado pelas grandes cidades ao redor do mundo e, com isso, só cresce a venda de imóveis compactos.

A construção de micro apartamentos está em alta em Berlim, Paris e Barcelona. Londres também começou a perceber que construir casas menores pode ser a solução para seu desafio de espaço. No Brasil, é até possível dizer que já são as mais vendidas.

Simplificando, a tendência para imóveis como o já conhecido apartamento com 1 quarto no país tornou-se um movimento social. As pessoas estão optando por reduzir o espaço em que vivem, simplificar e viver com menos.

As pessoas estão adotando a filosofia de vida simples e a liberdade que acompanha o estilo de vida dos imóveis compactos, mas o movimento é mais do que simplesmente viver em um espaço pequeno.

Fatores que contribuíram para tendência de Imóveis compactos

  • As pessoas estão se tornando mais conscientes do ponto de vista ecológico e desejam reduzir o desperdício de espaço que poderia ser utilizado por outra família.
  • A crise financeira global também desempenhou um papel importante no movimento em direção a casas pequenas. Elas são menos caras de construir e têm custos de energia mais baixos. Casas pequenas são mais econômicas.

Vantagens de se morar em imóveis compactos

Então, quais são as vantagens de escolher uma casa compacta e quais são os fatores a serem considerados para fazer melhorias em um espaço menor?

  • Estas novas casas são construídas com janelas maiores para que tenham normalmente mais luz e bastante vista para o exterior.
  • Adotam o conceito de design aberto. Há mais foco na criação de um grande espaço aberto e multiuso do que pequenos espaços divididos em quartos. É só lembrar de uma kitnet à venda.
  • Ajudam você a economizar dinheiro, pois manterá longe da sua mente o desejo de comprar móveis ou eletrodomésticos supérfluos a fim de manter o máximo de espaço livre.
  • Costumam possuir tetos altos que dão a sensação de maior espaço.
  • Alguns tipos de apartamentos em Perdizes com 1 quarto, por exemplo, são dotados de uma área externa que, mesmo com um pequeno deck ou varanda, já pode ajudar a dar a alusão de mais espaço.

As marcas que talvez tenham a maior oportunidade de lucrar com esta tendência de imóveis compactos são as de soluções de armazenamento. O armazenamento inteligente e funcional é um recurso obrigatório para manter o espaço livre de confusão e caos.

A vida em um espaço pequeno incentiva os desenvolvedores de produtos a considerar itens polivalentes. A vida em um pequeno espaço inspirou os consumidores a pensar sobre flexibilidade, eficiência e compatibilidade de estilo de vida.

Por qual motivo mais gente quer construir, comprar e investir em imóveis compactos?

As pequenas propriedades são anunciadas como uma forma criativa e radical de resolver a carência de habitações populares, além de diminuir a emissão de carbono e o nosso custo de vida.

No entanto, para muita gente, viver em imóveis compactos também é uma necessidade. Não que desejem viver em um kitnet à venda de poucos metros quadrados, mas sim porque eles não têm dinheiro para arcar com algo mais caro. 

Nesse cenário tem entrado muitos desenvolvedores e incorporadores imobiliários, bem como também novos e já experientes investidores do setor de imóveis. A estratégia, mais que nunca, é lançar imóveis compactos.

Eles são bem mais em conta do que uma casa tradicional e resultam em custos de vida bem mais razoáveis. Isso pode diminuir o tempo da obrigação de trabalhar para quitar o aluguel e financiamentos imobiliários.

Pessoas que moram em imóveis compactos costumam igualmente passar um tempo maior fora de casa trabalhando, com amigos ou com familiares, o que os pode tornar mais felizes do que outros de seus amigos sobrecarregados.

No entanto, construir uma casa compacta exige bastante dinheiro e de um lugar para construir. É por isso que esses projetos costumam ser realizados por quem possui economias, acesso a financiamentos e familiares ou conhecidos que são donos de terrenos. 

Acontece que eles não têm economias suficientes para comprar uma casa “de verdade”. Isso quer dizer que, apesar de um loft, por exemplo, ser consideravelmente mais acessível do que casas comuns, está fora do alcance de quem mais precisa de moradia.

Veja Também: Casa Ecológica – 5 dicas para montar uma

Porque investir em apartamentos compactos?

Porque investir em apartamentos compactos
Porque investir em apartamentos compactos

Há também quem diga que os imóveis compactos são uma forma de diminuir o custo de vida de forma que possam trabalhar menos ou em empregos mais gratificantes por um rendimento mais baixo.

Algumas pessoas alegam que acham estranho o fato de trabalharem quarenta horas semanais para pagar as contas de uma habitação que frequentam raramente, sendo que em muitas de suas horas de folga costumam estar com amigos ou na casa de familiares.

As pessoas que constroem casas compactas citam o desejo por mais simplicidade no seu dia a dia e por uma vida menos focada em comprar e gastar. Algumas pessoas descrevem a atitude da sociedade de “trabalhar para gastar” como prejudicial e insatisfatória.

Parece também, para algumas pessoas, algo um tanto contra-intuitivo preferir menos espaço a mais, e muita gente sem dúvida se ofereceria para viver em uma casa sobre rodas se houvesse casas suficientes a preços acessíveis. 

Ainda assim, ainda é possível encontrar pessoas que têm condições financeiras para morar em uma casa convencional, porém que preferem morar em uma compacta.

Outra forma de entender o porquê de imóveis compactos como um loft serem os mais vendidos no Brasil é que diminuem de certa forma as falhas na adequada distribuição de moradias entre as classes mais baixas e no acesso às oportunidades.

Investir em imóveis compactos pode ser, portanto, algo muito maior do que você imagina. Pode ser uma forma de diminuir a pobreza e a desigualdade estrutural.

É a chance que você, como investidor, pode ter de ajudar várias pessoas que não têm condições de comprar uma casa grande e, ainda assim, viverem uma vida relativamente feliz debaixo de um teto o qual podem pagar.

E este, talvez, seja um dos papéis sociais mais importantes deste ramo do setor imobiliário: não só gerar lucro, mas também possibilidades maiores de moradia para mais brasileiros em todas as regiões.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e conferir outros conteúdos interessantes para passar o tempo!