Casa Ecológica – 5 dicas para montar uma

Casa Ecológica

Como montar uma Casa Ecológica

Ter uma casa ecológica é, hoje, uma das alternativas mais viáveis para quem quer ter uma vida mais leve, tranquila, equilibrada e, obviamente, saudável. Só que ainda há muitas dúvidas de como começar, o que fazer primeiro e quais atitudes tomar para a casa ficar um pouquinho mais “verde”. 

No artigo de hoje, você vai descobrir 5 dicas bem legais de como começar a transformar a sua casa em um espaço um pouco mais ecológico e saudável. Afinal, são com pequenos passos que a gente consegue chegar a um objetivo maior, não é mesmo?

Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto sobre essa dica de como empreender criando casas ecológicas.

Casa Ecológica – 5 dicas para montar uma

Ter uma casa ecológica não é simples. Mas está longe de ser difícil. Na verdade, o maior empecilho de todos é a questão do estilo de vida. 

Se você já tem um estilo de vida um pouco mais leve, certamente não será tão difícil implementar atitudes “verdes” dentro de casa, pois você sabe o quanto a vida fica mais simples quando a gente desapega daquelas coisas pesadas que muitas vezes é nos imposta: correria, comer qualquer coisa, pouco sono, sem tempo pra nada, etc.

O simples ato de não romantizar a correria, o excesso de trabalho e o pouco tempo para si mesmo, já fará a sua casa ser um lugar muito mais saudável para se estar e se viver. Inclusive, o clima dela vai melhorar. E para potencializar isso ainda mais, separamos algumas dicas bem legais para te ajudar.

E para não esquecer de nada, compre um quadrinho de cortiça natural (tudo tem que ser ecológico, não é?), faça uma lista de post-its e deixe no quadro de forma bem visível, para que você não se esqueça de nada. Acompanhe!

As plantinhas ajudam a purificar o ar

O primeiro ato para que você possa ter uma casa ecológica, é ter plantinhas em casa. As plantas são fontes naturais de pureza e bem-estar, e você não vai querer abrir mão disso, não é mesmo?

Algumas plantas, inclusive, ajudam a purificar o ar da sua casa, de modo que você possa respirar o melhor oxigênio de todos. Para escolher as melhores, procure uma floricultura especializada para te ajudar a decidir. 

Geralmente, as plantinhas mais verdes (folhagens) são bastante indicadas. Elas criam uma sensação de paz e tranquilidade. E se você mora em uma cidade grande, onde quase não há natureza, elas terão ainda mais valia, pois criam uma sensação de frescor e bem-estar.

No entanto, você pode combinar as folhagens com flores coloridas ou de alguma espécie que você goste. O cheiro da sua casa ficará muito bom e você ainda terá um visual bem agradável.

Dica: se você tem pets em casa, cuidado com as plantas que vai comprar, ok? Os pets gostam de investigar a novidade e, se a planta for tóxica, eles poderão sofrer com alergias e até problemas mais graves. Compre plantas pet-friendly!

Crie uma estrutura para coletar a água da chuva

Você já parou para pensar que a água da chuva cai no chão, escorre pela rua e vai parar nos rios para que, somente depois de tratada, chegue até o encanamento da nossa casa? Pois é. É um processo bem longo e que necessita de muitos recursos humanos e financeiros. 

Só que, e se você conseguisse captar a água da chuva para utilizar em situações esporádicas, de forma que não precise esperar o tratamento? Isto é possível. Tudo que você precisa fazer, é instalar um coletor no telhado da sua casa, de forma que ele fique cheio quando chove. 

Com um simples encanamento de cima para baixo, você pode usar a água da chuva para lavar calçadas, lavar o carro e diversas outras atividades externas em que não há necessidade de usar água tratada.

Muito legal, não é mesmo?

Invista em energia solar para nunca mais pagar conta de energia

Casa Ecológica com Energia Solar
Casa Ecológica com Energia Solar

Muitas pessoas ainda têm um pouco de medo de instalar energia solar, pelo fato de ser muito cara. Ou seja, é como se a conta de energia mensal fosse mais barata do que o fato de comprar um equipamento que gere energia infinita. 

Se você olhar somente para o valor financeiro, certamente a energia comum vai ser mais barata mês a mês. Só que no longo prazo, ela se torna muito mais cara. Enquanto que a energia solar, você pagará apenas uma vez e em poucos anos não precisará mais pagar energia elétrica.

Este é um daqueles investimentos de longo prazo que fazem toda a diferença para quem busca uma casa ecológica de verdade. Usar energia limpa é fantástico para muitas situações e, principalmente, para deixar o meio-ambiente mais leve e sem tantas intervenções humanas.

O sol está à nossa disposição para gerar energia de qualidade! 

Consuma produtos naturais – Alimentos e cosméticos

Outra dica bem legal para começar a pensar e ter uma casa mais ecológica, é pensar no seu próprio estilo de vida. Afinal, de nada adianta ter uma casa totalmente “verde”, se as suas atitudes com o seu corpo não correspondem ao processo, não é mesmo?

Então, comece a pensar de maneira mais racional sobre o assunto. Questione os alimentos que você está consumindo e pense se isso é realmente saudável para a sua vida no longo prazo. Pense sempre no longo prazo. Pois ele vai chegar e você precisa prepará-lo para que seja o mais saudável possível.

Então, troque alimentos processados por alimentos mais naturais. Abra menos e descasque mais. Esta é a dica!

Inclusive, é bem interessante que você troque, também, os cosméticos que você usa, por produtos igualmente naturais e orgânicos. Afinal, os produtos industrializados, como desodorantes com alumínio e outros, também deixam o nosso corpo doente.

Faça uma hortinha vertical para cultivar alguns alimentos

E por fim, que tal fazer a sua própria hortinha dentro de casa? Mesmo que você more em apartamento, saiba que é possível, sim, fazer uma horta em algum cantinho. Afinal, você pode fazer uma horta vertical, usando uma parede para prender os potinhos e semear aquilo que você mais gosta.

Você pode plantar cenoura, salsinha, cebola e vários outros temperos e verduras que caibam em um daqueles potes de jardinagem.