Gengivite na gravidez: entenda os riscos

Gengivite

Gengivite

Muitas pessoas conhecem os sintomas e questões que são desenvolvidas pela gengivite

Entretanto, ter gengivite durante o período da gravidez pode apresentar muitos riscos que são, muitas vezes, subestimados por muitas pessoas que não entendem como a saúde bucal pode interferir durante esse tempo da mulher.

Isso porque, por incrível que pareça, durante a gravidez, as mulheres acabam tendo maior predisposição a desenvolver problemas periodontais, como a gengivite e até mesmo cáries. Vale lembrar que muitas delas chegam até mesmo a perder os dentes durante a gestação. 

Isso porque, durante esse período, o bebê acaba sugando a maior parte do cálcio do corpo feminino em que habita para poder se desenvolver. 

É por esse motivo que é importante buscar um dentista especialista em gengiva durante a gestação para que seja possível ter um acompanhamento de um profissional. 

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a saúde bucal de uma grávida, assim como os riscos que uma mulher no período da gestação pode correr ao desenvolver gengivite. 

Mais sobre saúde

Por que a gengivite é comum durante a gravidez?

Muitas pessoas desconhecem esse fato, mas, mulheres grávidas acabam mais sujeitas a desenvolver gengivite de modo que chega até mesmo a um quadro comum e recorrente. 

Isso porque, apesar dela ser causada pelo acúmulo de placa bacteriana que, por sua vez, é resultado da má higiene bucal, as grávidas acabam desenvolvendo essa doença bucal por outros fatores que favorecem o surgimento da enfermidade mesmo com uma saúde bucal impecável. 

Em suma, o que acontece durante o período gestacional é a exacerbação de um quadro de gengivite pré-existente. 

Isso porque, o aumento dos níveis dos hormônios sexuais que acontecem na gravidez, conhecidos como estrogênio e progesterona aumentam o níveis de bactérias na boca. 

Na prática, esses hormônios interagem com os mediadores da gengiva, e acaba provocando o aumento da inflamação gengival. 

Em suma, é possível concluir que a doença é causada pelo acúmulo de placa e agravada pela presença dos hormônios. Por esse motivo é indicada que mulheres grávidas façam acompanhamento com um dentista que trata gengiva.

Existe algum risco para o bebê a gengivite durante a gravidez?

Ter uma inflamação no período da gestação pode ser muito perigoso. Isso porque, durante esse tempo, a regulação do corpo acontece por meio de hormônios e sinais químicos produzidos pelo corpo da mãe. 

Portanto, o surgimento de qualquer infecção ou inflamação que a gestante sofra pode provocar mudanças nos mecanismos de regulação.

Dessa maneira, uma gestante que desenvolve gengivite pode chegar a entrar em trabalho de parto de forma precoce, o que por sua vez, coloca em risco o desenvolvimento do bebê que pode nascer prematuramente e abaixo do peso.

Desse modo, durante a gravidez, é necessário prestar atenção a sintomas que podem indicar gengivite e assim, buscar um dentista 24 horas para entrar o mais rápido possível com um tratamento adequado. 

Portanto, se atente aos principais sintomas que são:

  • Sangramento durante a escovação ou uso do fio dental;
  • Mau hálito;
  • Inchaço na gengiva;
  • Vermelhidão e dor ao redor dos dentes.

Esses são os principais sinais que podem indicar uma gengivite. Agora, descubra qual o tratamento e prevenção.

Tratamentos e prevenções

Uma vez que a paciente foi diagnosticada com um quadro de gengivite, o único tratamento possível é a remoção das placas bacterianas causadoras do problema. 

Isso porque, devido a gravidez, a mulher não poderá tomar medicações para a inflamação, por exemplo. 

Dessa forma, além de tratar, é necessário mudar os hábitos de higiene. Isso porque, ao não ter boas práticas de limpeza bucal, a gengivite pode acabar retornando fazendo com que a paciente volte a ter problemas novamente. 

Vale lembrar que é importante ter uma boa rotina de limpeza bucal para a saúde dos dentes, mas para o incentivo a crianças. 

Isso porque, a gengivite também pode ser desenvolvida nos pequenos, que por sua vez precisaram passar em consulta em uma clínica dental infantil.

Por último, mas não menos importante, se você está grávida e não apresenta problemas com gengivite e que evitar essa questão. A melhor maneira de obter bons resultados, para além de reforçar a higiene bucal, é buscar se alimentar melhor. 

Desse jeito, com uma boa alimentação e uma escovação feita da forma correta, com a utilização do fio dental é possível diminuir os riscos de desenvolver não só a gengivite como várias doenças bucais.

Além disso, não se esqueça de buscar ir ao dentista de maneira regular sempre, tanto para você quanto para o bebê através de um dentista de bebe

Dessa forma, o profissional poderá fazer avaliações e descobrir problemas dentais de modo precoce, o que facilita o sucesso do tratamento, para que você e seu filho possam ter sorrisos bonitos e saudáveis.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.