qual a diferença entre vírus e malware

Qual a diferença entre vírus e malware | Compreender a diferença entre malware e vírus é muito importante. Um vírus é apenas um tipo de malware, mas o termo é mais amplamente usado pelo público. O termo malware se refere a qualquer software malicioso, incluindo um vírus de computador.

Por exemplo, entre 2000 e 2005, spyware e adware surgiram como tipos de malware com os quais os sistemas de proteção tiveram que lidar. O malware está infectando computadores e dispositivos móveis em uma taxa cada vez maior. Saber a diferença entre malware e vírus pode ajudá-lo a corrigir o problema rapidamente. Confira o que o TSKY preparou sobre a diferença entre vírus e malware.

Qual a diferença entre vírus e malware?

diferença entre vírus e malware
diferença entre vírus e malware

Malware é um software desenvolvido especificamente para prejudicar e infectar o sistema host. Esse software malicioso inclui vírus junto com outros tipos de software, como cavalos de Tróia, worms, spyware e adware. Malwares avançados como o ransomware são usados ​​para cometer fraudes financeiras e extorquir dinheiro dos usuários de computador.

Tipos comuns de malware:

  • Vírus
  • Adware
  • Spyware
  • Worms
  • Trojan
  • Ransomware

Vírus.

Conforme explicado, o vírus é um tipo específico de malware por si só. É um código contagioso que infecta outro software no sistema host e se espalha depois de executado. É conhecido que se espalha quando o software é compartilhado entre computadores. Isso age mais como um parasita. A diferença entre malware e vírus é de macro para micro.

Adware.

O adware também é conhecido como software compatível com anúncios. É um software que gera anúncios com o objetivo de gerar renda para seu autor. Anúncios são postados na tela apresentada ao usuário no momento da instalação.

O Adware é programado para examinar quais sites da Internet o usuário visita com frequência e para apresentar e incluir anúncios relacionados. Nem todo adware tem intenção maliciosa, mas se torna um problema de qualquer maneira porque prejudica o desempenho do computador e pode ser irritante.

Spyware.

Este tipo de software malicioso espiona você, rastreia suas atividades na Internet. Ajuda o hacker a coletar informações sobre o sistema da vítima, sem o consentimento da vítima. A presença desse spyware geralmente fica oculta do host e é muito difícil de ser detectada. Alguns spywares, como keyloggers, podem ser instalados intencionalmente em uma organização para monitorar as atividades dos funcionários.

Worms.

Esse tipo de malware se replica e destrói as informações e arquivos salvos no PC host. Ele funciona para devorar todos os arquivos operacionais e arquivos de dados do sistema em uma unidade.

Trojan.

Os cavalos de Tróia são u tipo de vírus criado para fazer o usuário pensar que é um programa seguro e executá-lo. Eles podem ser programados para roubar informações pessoais e financeiras e, em seguida, assumir o controle dos recursos do sistema de arquivos do computador host.

Em sistemas grandes, você pode tentar tornar um sistema host ou recurso de rede indisponível para aqueles que estão tentando acessá-lo. Exemplo: sua rede comercial não está disponível.

Ransomware.

Ransomware é um tipo avançado de malware que restringe o acesso ao sistema do computador até que o usuário pague uma taxa. Sua tela pode mostrar um aviso pop-up de que seu computador foi bloqueado e você só pode acessá-lo depois de pagar ao cibercriminoso. O ciber-criminoso exige que um resgate seja pago para que a restrição seja suspensa. O infame Cryptolocker é um tipo de ransomware.

É muito difícil viver sem computadores ou dispositivos móveis e passamos a depender deles para muitas atividades: comunicação, compras online e pagamentos, etc., para proteger nossos dispositivos e dados contra os diferentes tipos de malware mencionados. acima, uma solução anti-malware eficaz é necessária.

Embora seja comumente acreditado que os produtos antivírus gratuitos não são eficazes o suficiente, a solução Free Antivirus da Comodo se destaca e oferece segurança tão eficaz quanto os produtos pagos. Certamente você já pode diferenciar claramente malware e vírus; esperamos ter ajudado você com seu problema.

Agora que você sabe a diferença entre vírus e malware, veja o que falamos sobre vírus no pendrive.