Consulta CPF bloqueado na Receita Federal

cpf receita bloqueado

Ter o CPF bloqueado é uma grande dor de cabeça. Mas tomando alguns cuidados básicos, você pode evitá-la. Saiba como. Um dos maiores transtornos da vida moderna é ter um CPF bloqueado.

Isso porque não é apenas a praticidade e acessibilidade da sua vida que ficam comprometidos com esse pequeno descuido, mas porque você fica inteiramente dependente de uma situação imprevisível e pouco sólida.

Existem mais de uma forma de ter seu CPF bloqueado, e muitas vezes nem sequer estamos conscientes disso.

Afinal, essas coisas só descobrimos quando mais precisamos do documento, seja para abrir uma ficha ou viajar. Então, não seja pego de surpresa. Saiba como evitar isso.

Receita Federal consulta CPF bloqueado

Consulta CPF bloqueado receita

A melhor maneira de não ser pego desprevenido é estando ligado na sua situação.

Mediante qualquer possibilidade que vislumbre em sua vida, corra para consultar seu CPF, e mesmo que não tenha nenhuma situação de risco por perto, faça consultas periódicas, ao menos duas vezes por ano para evitar transtornos maiores.

O caminho é fácil. Você mesmo pode estar realizando essas consultas e a melhor parte é que nem precisa sair de casa.

Aí mesmo, onde está, no conforto de sua casa você pode acessar essas informações pela internet, via o site da Receita Federal.

Lá você irá encontrar um menu simplificado. Basta procurar a opção “Comprovante da situação cadastral no CPF”, procurar a barra com o espaço para você digitar seu número de CPF e o código de números na caixa ao lado para provar que você realmente existe, e pronto. Você ficará sabendo sua situação. Acesse www.receita.fazenda.gov.br, e basta seguir estes passos.

CPF bloqueado por excesso de consulta

Mas cuidado, excesso de consulta também pode te trazer problemas indesejados.

Muitos são os casos de pessoas que ao abrirem muito cadastros ou quando fazem pesquisas no mercado tiveram seus CPFs pesquisados repetidas vezes nos órgãos do SERASA, e por conta disso tiveram seu CPF bloqueado devido ao volume de pesquisas.

Então fique atento. Pois se isso ocorrer o processo pode ler longo. Na maior parte das vezes o problema é resolvido com um email simples, solicitando que sejam limpas as consultas.

Todavia, na ausência deste pedido ou simplesmente por qualquer erro no sistema deles, isso irá criar um transtorno danado para você, que só será resolvido (se for) por meio de um processo judicial. Então procure controlar o número de vezes que você faz a consulta ou que outros fazem a consulta por você.

Veja como Como Aumentar o Score rápido com 10 dias simples de serem seguidas..

CPF bloqueado como desbloquear receita

Mas enfim, o estrago foi feito, e seja por um motivo ou outro seu CPF foi bloqueado. O que fazer? Você precisa começar a por em dia sua situação.

No caso das pessoas com dívidas a melhor forma, como aconselha a receita, é indo até o estabelecimento da divida e procurar colocar as finanças em ordem.

A liberação se dará após a comprovação do pagamento de todos os encargos.

Mas, caso isso não aconteça automaticamente, acesse o site da receita federal clicando aqui e confira o passo a passo deles pelo link. Lá você poderá fazer download de todas as informações que precisar.

Gostou desse artigo? Acesse nossa página inicial e confira nossos outros artigos.