O que pode ser feito com o assistente de voz Alexa?
Neste texto vamos mostrar tudo que pode ser feito com o assistente de voz Alexa.
Alexa é a assistente pessoal virtual da Amazon que acaba de chegar ao mercado. Ele fica dentro do alto-falante inteligente Echo da Amazon, entre outros dispositivos que já estão no mercado, e oferece aos usuários a capacidade de interagir com ele para fazer mais coisas todos os dias.
Alexa foi projetada pelo misterioso ‘Lab126’ da Amazon, onde uma poderosa equipe de pesquisa e desenvolvimento trabalha na área da Baía de São Francisco, com foco no design de eletrônicos de consumo de alto perfil.
A matriz está localizada em Sunnyvale, Califórnia, e abriga as equipes de hardware, software e operações da Amazon Devices, com equipes parceiras em Cupertino, Irvine, Seattle, Boston e Austin.
O ‘Lab126’, nasceu em 2004 com o projeto de que anos depois, em 19 de novembro de 2007, foi apresentado com o nome de Kindle. O livro eletrônico mais popular do mundo, que no primeiro dia de vida se esgotou em questão de horas.
O assistente de voz da Amazon é ativado dizendo seu nome, “Alexa”, e então qualquer consulta ou solicitação pode ser feita. Alexa usa interpretação de linguagem natural (humana) para processar e agir sob demanda. E o mecanismo de back-end que ele usa é executado na Amazon Web Services, na nuvem.
Alexa, além de retornar as informações solicitadas, também permite que os Echos funcionem como hubs domésticos inteligentes. Eles podem controlar dispositivos conectados à Internet, como luzes inteligentes, termostatos e dispositivos eletrônicos.
Além de suas capacidades integradas, em torno de Alexa estão desenvolvendo o que a Amazon batizou com o nome de Skills, skills, que seriam o equivalente aos aplicativos que a Apple inventou.
Estima-se que já sejam mais de 25.000, e novos são constantemente criados.
De onde vem o nome Alexa?
O nome de Alexa foi escolhido por ser assim que se chamava a Biblioteca de Alexandria, que buscava reunir todo o conhecimento do mundo. E é exatamente isso que a Amazon está tentando fazer neste projeto. Pretende ser uma fonte perfeita de informação.
Além disso, e por uma razão mais prática, o serviço foi denominado Alexa porque contém o som “X”, que é raro. E como esse serviço é ativado por voz, a Amazon queria escolher um nome que não fosse confundido com outras palavras que poderiam despertar acidentalmente o dispositivo.
De qualquer forma, eles pensaram nas complicações. E embora Alexa seja o nome oficial do assistente de voz, qualquer pessoa pode alterar essa palavra de ativação para “Amazon” ou “Echo”. Esse é um recurso útil, especialmente se alguém em sua casa se chama Alexia ou Alex.
Uma conversa quase infinita com o assistente de voz Alex
É claro que com Alexa não teremos longas conversas, mas perguntas quase infinitas podem ser feitas a ela. E é fato que sua presença em casa ou no escritório reduzirá quase totalmente as consultas de texto no celular e no computador. Até mesmo fatos matemáticos podem ser perguntados sem abrir uma calculadora.
Estamos testando a versão em português do Alexa há semanas, e seu diálogo com o dispositivo Echo será, na maioria das vezes, o mais satisfatório. Exceto nos momentos em que você não o entende, o que às vezes pode ser exasperante.
Que frases posso dizer para o assistente de voz Alexa?
Mas para a maioria das perguntas e ‘comandos’, sua Alexa estará pronta para lhe dar uma resposta rápida e confiável. Portanto, esteja preparado para dizer frases como:
“Alexa, me acorde às 7 da manhã”
“Alexa, ligue a televisão”
“Alexa, desligue o ventilador”
«Alexa, peça à TAM um voo para Rio de Janeiro»
“Alexa, quanto ficou o jogo entre Flamengo e Fluminense?”
“Alexa, quero hambúrguer do Burger King.”
«Alexa, preciso de um taxi para ir a Santos na sexta-feira»
“Alexa, o que está no meu calendário hoje?”
“Alexa, como está o tempo em São Paulo?”
“Alexa, quando é o show da Anita no Rio de Janeiro?”
“Alexa, abra a Telepizza”
“Alexa, vai chover amanhã?”
“Alexa, quais são as notícias do Estado de São Paulo?”
“Alexa, peça um carro ao Uber”
“Alexa, abra iFood e peça meu último pedido”
“Alexa, ligue a máquina de café”
“Alexa, o que dizem as últimas notícias do Globo.com?”
“Alexa, acenda todas as luzes”
“Alexa, defina o quarto principal para 20 graus”
“Alexa, me avise em 25 minutos.”
“Alexa, diminua as luzes todos os dias às onze e meia.”
Você verificará repetidamente se o assistente de voz da Amazon não apenas responde, mas também atua nos instrumentos de automação residencial que você tem em casa e que estão conectados ao Alexa. Outros, mesmo que não sejam automação residencial, só precisarão estar em um smart plug para que com o Alexa você possa desligá-los … até da rua.
Ah! E depois de inserir uma habilidade de venda de hambúrguer, pudemos verificar que Alexa também pode dizer tacos!. Especificamente, não compreendeu o nosso pedido e, pela terceira vez, já farto, respondeu «Ostras! Eu não conseguia te entender. Anteriormente, ele nos deu um “Comorrrr?” e um “Jolines!”
E então, conseguiu entender o que pode ser feito com o assistente de voz Alexa? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje no TSky sobre tecnologia? Deixe a sua dúvida abaixo!