o que é iot

o que é iot

O que é IoT?

A Internet das Coisas (IoT) descreve a rede de objetos físicos (coisas) que carregam sensores integrados, software e outras tecnologias para se conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela Internet. Esses dispositivos variam de utensílios domésticos diários a ferramentas industriais sofisticadas. Com mais de 7 bilhões de dispositivos IoT conectados hoje, os especialistas prevêem que esse número aumentará consideravelmente no futuro. No texto a seguir, vamos falar sobre o que é IoT.

Por que a IoT é tão importante?

Nos últimos anos, a IoT se tornou uma das tecnologias mais importantes do século 21. Agora que podemos conectar objetos do cotidiano, como eletrodomésticos, veículos, termostatos, babás eletrônicas à Internet por meio de dispositivos integrados, a comunicação perfeita entre pessoas, processos e coisas é possível.

Por meio de computação de baixo custo, nuvem, big data, análises e tecnologias móveis, os objetos físicos podem compartilhar e coletar dados com o mínimo de intervenção humana. Neste mundo hiperconectado, os sistemas digitais podem registrar, monitorar e ajustar todas as interações entre os objetos conectados. Este mundo físico se combina com o mundo digital para que eles possam cooperar.

Quais tecnologias tornam a IoT possível?

Embora a ideia de IoT já exista há muito tempo, uma série de avanços recentes em várias tecnologias a tornaram uma realidade.

  • Acesso a tecnologia de sensor de baixo custo e baixa potência. Sensores acessíveis e confiáveis ​​tornam a tecnologia IoT possível para mais fabricantes.
  • Conectividade Um conjunto de protocolos de rede para a Internet tornou mais fácil conectar sensores à nuvem e outras “coisas” para uma transmissão de dados eficiente.
  • Plataformas de computação em nuvem. O aumento da disponibilidade de plataformas em nuvem permite que empresas e consumidores acessem a infraestrutura de que precisam para escalar a capacidade sem ter que gerenciar tudo.
  • Aprendizado de máquina e análises. Com os avanços em aprendizado de máquina e análise, junto com o acesso a grandes quantidades de dados de uma ampla variedade de dados armazenados na nuvem, as empresas podem coletar informações com mais rapidez e facilidade. O surgimento dessas tecnologias relacionadas continua a empurrar os limites da IoT, e os dados produzidos pela IoT também retroalimentam essas tecnologias.
  • Inteligência artificial conversacional (IA). Os avanços nas redes neurais trouxeram o processamento de linguagem natural (PNL) para dispositivos IoT (por exemplo, Alexa, Cortana e assistentes pessoais Siri) e os tornaram dispositivos atraentes, acessíveis e viáveis ​​para uso doméstico.

O que é IoT industrial?

O que é IoT Industrial?
O que é IoT Industrial?

IoT industrial (IoT) refere-se à aplicação da tecnologia IoT em ambientes industriais, especialmente no que diz respeito à instrumentação e controle de sensores e dispositivos que participam de tecnologias de nuvem. Recentemente, as indústrias têm usado a comunicação máquina a máquina (M2M) para obter automação e controle sem fio. Mas com o surgimento da nuvem e tecnologias relacionadas (como análise e aprendizado de máquina), os setores podem alcançar uma nova camada de automação e criar novas receitas e modelos de negócios com ela. A IoT é algumas vezes referida como a quarta onda da revolução industrial ou Indústria 4.0. Aqui estão alguns usos comuns para IoT:

  • Manufatura inteligente
  • Manutenção preventiva e preditiva
  • Redes elétricas inteligentes
  • Cidades inteligentes
  • Logística conectada e inteligente
  • Cadeias de suprimentos digitais inteligentes

Desbloqueie o valor do seu negócio com IoT

À medida que a IoT se torna mais difundida no mercado, as empresas estão capitalizando no enorme valor de negócios que ela pode oferecer. As vantagens incluem:

  • Obtenção de informações baseadas em dados de dados de IoT para ajudar a gerenciar melhor seus negócios
  • Maior produtividade e eficiência das operações de negócios
  • Criação de novos modelos de negócios e fontes de receita
  • Conexão fácil e contínua do mundo físico dos negócios ao mundo digital para lucratividade mais rápida

Quais são as aplicações da IoT?

Aplicativos IoT SaaS prontos para a empresa

Os aplicativos IoT são aplicativos de software como serviço (SaaS) predefinidos que podem analisar e apresentar dados capturados por sensores IoT para usuários de negócios por meio de painéis.

Os aplicativos IoT usam algoritmos de aprendizado de máquina para analisar grandes quantidades de dados de sensores conectados na nuvem. Usando painéis e alertas de IoT em tempo real, você pode obter visibilidade dos principais indicadores de desempenho, estatísticas de tempo médio entre falhas e outras informações. Algoritmos baseados em aprendizado de máquina podem identificar anomalias e enviar alertas aos usuários e até mesmo acionar correções automatizadas ou medidas de resposta proativas.

Com aplicativos IoT baseados em nuvem, os usuários de negócios podem melhorar rapidamente os processos existentes para cadeias de suprimentos, atendimento ao cliente, recursos humanos e recursos financeiros. Não é necessário recriar todos os processos de negócios.

Quais são as principais aplicações da IoT?

A capacidade da IoT de fornecer informações de sensores, bem como de permitir a comunicação entre dispositivos, leva a um amplo conjunto de aplicações. Alguns dos aplicativos mais populares e o que eles fazem estão listados abaixo.

  • Crie novas eficiências na fabricação por meio do monitoramento da máquina e da qualidade do produto. As máquinas podem ser monitoradas e analisadas continuamente para garantir que estejam operando dentro das tolerâncias exigidas. Os produtos também podem ser monitorados em tempo real para identificar e corrigir defeitos de qualidade.
  • Melhorar o monitoramento e “delineamento” dos ativos físicos. O rastreamento permite que as empresas determinem rapidamente a localização dos ativos. O delineamento permite que eles garantam que ativos de alto valor sejam protegidos contra roubo e extração.
  • Uso de vestíveis para monitorar a análise da saúde humana e das condições ambientais. Os wereables da IoT fazem com que as pessoas entendam melhor sua própria saúde e permitem que os médicos monitorem os pacientes remotamente. Essa tecnologia também permite que as empresas rastreiem a saúde e a segurança de seus funcionários, o que é especialmente útil para funcionários que trabalham em condições perigosas.
  • Promova eficiências e novas possibilidades nos processos existentes. Um exemplo disso é o uso da IoT para aumentar a eficiência e a segurança no gerenciamento de frotas. As empresas podem usar o monitoramento da frota de IoT para dirigir caminhões em tempo real e melhorar a eficiência.
  • Facilite as mudanças nos processos de negócios. Um exemplo disso é o uso de dispositivos IoT para monitorar o status de máquinas remotas e ativar chamadas de serviço para manutenção preventiva. A capacidade de monitorar máquinas remotamente também permite novos modelos de negócios de produto como serviço, modelos nos quais os clientes não precisam mais comprar um produto, mas pagar por seu uso.

Quais indústrias podem se beneficiar da IoT?

O que é IoT?
O que é IoT?

As organizações mais adequadas à IoT são aquelas que se beneficiariam com o uso de dispositivos sensores em seus processos de negócios.

Manufatura

Os fabricantes podem obter uma vantagem competitiva monitorando a linha de produção para permitir a manutenção proativa do equipamento quando os sensores detectam uma falha iminente. Os sensores podem realmente medir quando a capacidade de produção é afetada. Com a ajuda de alertas de sensores, os fabricantes podem revisar rapidamente os equipamentos quanto à exatidão ou removê-los da produção até que sejam reparados. Isso permite que as empresas reduzam os custos operacionais, melhorem o tempo de atividade e melhorem o gerenciamento do desempenho dos ativos.

Indústria automotiva

A indústria automotiva tem muito potencial para obter benefícios significativos com o uso de aplicativos de IoT. Além dos benefícios da aplicação da IoT às linhas de produção, os sensores podem detectar falhas iminentes de equipamentos em veículos já na estrada e alertar o motorista enviando informações e recomendações detalhadas. Graças às informações agregadas reunidas por aplicativos baseados em IoT, os fabricantes e fornecedores de automóveis podem aprender mais sobre o desempenho dos veículos e relatá-los aos seus proprietários.

Transporte e logística

Os sistemas de transporte e logística se beneficiam de várias aplicações de IoT. Frotas de carros, caminhões, navios e trens que precisam realizar um inventário podem ser redirecionadas de acordo com as condições atmosféricas, disponibilidade do veículo ou disponibilidade do motorista, graças aos dados dos sensores IoT. O próprio inventário também pode ser equipado com sensores para rastrear e rastrear e monitorar o controle de temperatura. As indústrias de alimentos e bebidas, flores e farmacêuticas geralmente mantêm estoque sensível à temperatura que se beneficiaria muito com os aplicativos de monitoramento de IoT que enviam alertas quando a temperatura sobe ou desce a um nível que representa uma ameaça ao produto.

Setor de varejo

Os aplicativos IoT permitem que as empresas do setor de varejo gerenciem o estoque, melhorem a experiência do cliente, otimizem a cadeia de suprimentos e reduzam os custos operacionais. Por exemplo, prateleiras inteligentes equipadas com sensores de peso podem coletar informações baseadas em RFID e enviar os dados para a plataforma IoT para monitorar automaticamente o inventário e disparar alertas se houver poucos itens. Os beacons podem enviar ofertas e promoções específicas aos clientes para fornecer uma experiência envolvente.

Setor público

Os benefícios da IoT no setor público e em outros ambientes relacionados a serviços também são abrangentes. Por exemplo, as empresas de serviços públicos podem usar aplicativos baseados em IoT para notificar os usuários sobre interrupções em massa ou mesmo interrupções menores nos serviços de água, eletricidade ou esgoto. Os aplicativos IoT podem coletar dados sobre a extensão de uma interrupção e implantar recursos para ajudar os utilitários a se recuperarem de interrupções mais rapidamente.

Cuidados de saúde

O monitoramento de ativos de IoT oferece vários benefícios para o setor de saúde. Médicos, enfermeiras e assistentes geralmente precisam saber a localização exata dos recursos de assistência ao paciente, como cadeiras de rodas. Se as cadeiras de rodas em um hospital forem equipadas com sensores IoT, eles podem ser rastreados no aplicativo de monitoramento de ativos IoT, para que qualquer pessoa que esteja procurando possa encontrar a cadeira de rodas disponível mais próxima. Muitos recursos hospitalares podem ser rastreados dessa forma para garantir o uso adequado, bem como para manter as contas financeiras dos ativos físicos em cada departamento.

Segurança geral em todas as indústrias

Além de rastrear ativos físicos, a IoT pode ser usada para melhorar a segurança do trabalhador. Funcionários em ambientes perigosos, como minas, campos de petróleo e gás, fábricas de produtos químicos e usinas de energia, por exemplo, precisam saber se ocorreu um evento perigoso que poderia afetá-los. Quando eles estão conectados a aplicativos baseados em sensores IoT, podem ser relatados acidentes ou resgatados o mais rápido possível. As aplicações IoT também são usadas em vestíveis que podem monitorar a saúde humana e as condições ambientais. Esses tipos de aplicativos não apenas ajudam as pessoas a entender melhor sua própria saúde, mas também permitem que os médicos monitorem remotamente os pacientes.

Como o mundo está mudando com a IoT? Dê uma olhada nos veículos conectados.

O que é IoT em veículos?
O que é IoT em veículos?

A IoT está reinventando o automóvel ao tornar possíveis os veículos conectados. Com a IoT, os proprietários de veículos podem gerenciá-los remotamente, por exemplo, pré-aquecendo o veículo antes que o motorista entre nele ou solicitando remotamente um veículo pelo telefone. Dada a capacidade da IoT de facilitar a comunicação entre os dispositivos, os veículos podem até mesmo agendar suas próprias visitas de manutenção quando necessário.

O veículo conectado permite que as montadoras ou revendedores mudem completamente o modelo de propriedade do carro. Antes, os fabricantes tinham um relacionamento distante com os compradores (ou não tinham relacionamento algum). Basicamente, a relação do fabricante com o veículo terminou assim que o veículo foi enviado para a concessionária. Com os veículos conectados, as montadoras ou concessionárias podem manter um relacionamento contínuo com seus clientes. Em vez de vender os veículos, eles podem cobrar taxas de uso dos motoristas, oferecendo “transporte como serviço” em veículos autônomos. A IoT permite que os fabricantes aprimorem continuamente seus veículos com um novo software, uma grande diferença do modelo tradicional de propriedade de automóveis.

E então, conseguiu entender o que é IoT? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje no TSky? Deixe a sua dúvida abaixo!