como remover um trojan do pc

Como remover um trojan do pc | Se você não é um grande especialista em computação e novas tecnologias e tem medo de realizar as operações necessárias para eliminar os cavalos de Tróia do seu PC, você está no lugar certo. Ao contrário das aparências e além do que você possa pensar, a remoção do Trojan é na verdade bastante simples, contanto que você use as ferramentas certas.

Portanto, se você estiver interessado em saber como remover cavalos de Tróia, dedique cerca de dez minutos do seu tempo livre e concentre-se na leitura deste guia. No final, você ficará mais do que satisfeito e, se necessário, também estará preparado para explicar aos seus amigos que precisam de conselhos semelhantes sobre como obter o mesmo resultado: um computador sem cavalo de Tróia . Confira mais detalhes sobre como remover um trojan do PC em nosso portal.

O que é um Trojan?

Trojans são uma das ameaças cibernéticas mais comuns do mundo. É um malware que, disfarçado de programas aparentemente úteis, se instala no PC da vítima para espionar suas atividades ou realizar outras atividades prejudiciais .

O que ele pode fazer em nosso computador?

Quando o vírus entra no PC da vítima, ele imediatamente tenta se esconder, para não ser

detectado pelo antivírus ou pelo usuário. Existem vários métodos que os hackers usam para espalhar malware de Trojan na web. Uma das técnicas mais comumente usadas é anexar código malicioso por e-mail ou em uma conversa. Os ciber-criminosos costumam usar links com nomes semelhantes para páginas famosas.

Este malware é projetado principalmente para infectar, corromper ou sobrescrever arquivos. Os cavalos de Tróia geralmente formatam o disco rígido para destruir documentos em um dispositivo . No entanto, eles não destroem apenas porque os cavalos de Tróia são projetados principalmente para roubar informações, especialmente informações bancárias.

Os cavalos de Tróia permanecem ocultos e monitoram a atividade do usuário e enviam capturas de tela aos hackers. Em particular, imagens de suas credenciais e senhas .

Como Identificar um Trojan no PC

Todos os antivírus mais comuns podem identificá-los e erradicá-los, mas às vezes uma “segunda opinião” pode ser útil para detectar ameaças das quais talvez o antivírus tenha escapado e manter seu PC livre de malware.

Trojans mais comuns

Como existem muitas técnicas usadas para infectar o PC da vítima, vários Trojans também foram descobertos. Entre os mais famosos estão os do tipo Cryptolocker , ou um Trojan com as características de um programa Ransomware que criptografa os dados do usuário e pede um resgate para liberá-los. Muitas vezes, ele se esconde como atualizações de segurança do sistema falsas e convida o usuário a instalar arquivos maliciosos .

Outro Trojan muito famoso é o ZeroAccess . Este malware foi gerado para roubar informações pessoais dos usuários. Existem muitas versões deste Trojan. Finalmente, o  Trojan Pandora também é muito difundido, é um parasita gerado para destruir um dispositivo. Depois que o computador é infectado, o Pandora começa a excluir arquivos e documentos , torna a conexão mais lenta e remove programas importantes.

Como Remover um Trojan do PC

como remover um trojan do computador
como remover um trojan do computador
  1. A primeira coisa que você deve fazer para apagar os cavalos de Tróia é realizar uma verificação completa do disco rígido do seu computador e de qualquer unidade de armazenamento conectada a ele por meio de um antivírus instalado. Para fazer isso, execute seu software antivírus confiável, atualize suas definições e faça uma varredura em seu computador .
  2. Normalmente, você pode fazer isso clicando no botão Scan. No final da verificação, dê uma olhada nas ameaças detectadas ao antivírus, incluindo cavalos de Tróia, e pressione o botão correspondente encontrado na mesma janela para eliminá-las todas.
  3. Obviamente, para garantir que você possa remover todos os tipos de Trojans com seu antivírus, você precisa não apenas atualizar suas definições de antivírus, mas também baixar as atualizações de software mais recentes disponíveis . Além disso, lembre-se de verificar regularmente todo o seu sistema. Ao fazer isso, você evitará problemas.
  4. Por outro lado, se você não conseguiu eliminar os Trojans usando o antivírus ou se nenhuma ameaça foi detectada pelo antivírus e deseja saber mais sobre isso, pode contar com o Malwarebytes Anti-Malware , um programa gratuito que pode elimine vírus, Trojans, worms, rootkits, dialers, spyware e outros tipos de malware em seu computador sem depender de antivírus.

Malwarebytes Anti-Malware

Para aprender como remover um trojan do PC, basta baixar o Malwarebytes Anti-Malware para o seu computador, um dos antitrojans mais eficazes. Conecte-se ao site oficial, pressione o botão Download e, em seguida, o botão Baixar agora.

Quando o download estiver concluído, clique duas vezes nele, abra o arquivo que você acabou de baixar e, na janela que você vê agora em sua área de trabalho, clique primeiro em Sim, depois em OK e em Avançar. Em seguida, marque a caixa ao lado do item Aceito os termos do contrato de licença e clique no botão Avançar . Em seguida, clique em Avançar quatro vezes consecutivas e, em seguida, clique em Instalar e, em seguida, clique em Concluir para finalizar.

Depois disso, o Malwarebytes Anti-Malware deve iniciar automaticamente. Se isso não acontecer, clique duas vezes no ícone do programa adicionado à área de trabalho. Quando o Malwarebytes Anti-Malware é iniciado pela primeira vez, aguarde o download das atualizações mais recentes do antimalware da Internet e defina o idioma espanhol do programa acessando a guia Configurações .

Em seguida, pressione a guia Verificar na parte superior da tela, selecione a guia   Pesquisa de item malicioso à esquerda e clique no botão Iniciar verificação. Aguarde até que o software conclua o controle de todo o computador (pode demorar mais de 30 minutos) e certifique-se de que haja uma marca de seleção ao lado de todas as ameaças detectadas e clique em Aplicar ações para remover os cavalos de Tróia e quaisquer outras ameaças encontradas.

Se você for solicitado a reiniciar o PC para concluir o trabalho de remoção de ameaças, aceite clicando no botão Sim. Se quiser remover completamente as ameaças que o Malwarebytes colocou em quarentena , vá para a guia Histórico do aplicativo e clique em Excluir tudo na parte superior. Em qualquer caso, a operação não é essencial: os cavalos de Tróia em quarentena não podem mais danificar o sistema .

Após a primeira verificação completa do sistema, você pode verificar o seu PC de vez em quando com o Malwarebytes Anti-Malware, fazendo as operações já vistas. Isso garantirá que você não tenha nenhum Trojans ou outro malware em seu computador.

Como Remover Trojans no Mac

Como remover um trojan do PC MAC? O malware Trojan Mac existe, mas sua disseminação é muito menor do que a do malware do Windows. Isso ocorre porque o macOS é um sistema operacional muito menos difundido do que o Windows , mas também porque a Apple frequentemente consegue intervir em tempo hábil, bloqueando brechas que ocasionalmente ameaçam a segurança de seu software.

Muitos antivírus para Mac, de fato, são capazes de reconhecer até mesmo malware do Windows (ao qual o macOS é imune, deve-se observar) e, assim, impedir a transmissão de documentos infectados para amigos e colegas que usam o Windows. Você pode usar com os olhos fechados:

  • Malwarebytes Anti-Malware
  • Bitdefender
  • AVG Free
  • VirusTotal Uploader

Eles podem afetar telefones e tablets Android?

Você tem um smartphone ou tablet Android? Nesse caso, você precisa saber que cavalos de Tróia e outros programas maliciosos também estão presentes no sistema operacional do robô verde e você faria bem em se preparar para combatê-los. Você pode contar com programas como Avira Antivirus Security, AVG e Eset Antivirus .

Gostou do nosso artigo sobre como remover um trojan do PC? Deixe seu comentário!

Como Remover Vírus no Android