O que Faz um Técnico em Mineração?

o que faz um técnico em mineração

o que faz um técnico em mineração

Qualquer profissão é importante, mas o grau de responsabilidade pode ser diferente. O que faz um técnico em mineração? uma profissão pouco falada, mas de extrema responsabilidade.

Em tese, um técnico de mineração realiza o controle das operações referente ao minério, programação, processamento, extração, acompanha plantas, perfuração, sondagem, auxilia em si em vários processos referente a mina. Conheça mais detalhes em nossa sessão de notícias a seguir!

O que faz um técnico em mineração e quais as suas responsabilidades?

Então, respondendo a pergunta sobre o que faz um técnico em mineração, podemos dizer que ele é responsável por muitas atividades na mina.

Para isso, ele analisa cuidadosamente todas as informações, propriedades e características da mina, a fim de entender quais materiais são mais adequados para operação nas condições geológicas e de mineração de projeto.

Além disso, ele também projeta as formas, determina a dimensão da seção transversal das travessias e determina a tecnologia mais adequada para operações subterrâneas.

Portanto, ele também deve realizar o cálculo de seus elementos, bem como os elementos daquelas estruturas que estão acima do solo.

Por se tratar de uma construção de mina, um técnico de mineração também deve entender o projeto de sistemas de ventilação.

O que faz um técnico em mineração? Ele deve ser capaz de selecionar a maneira correta de ventilar minas e estruturas subterrâneas.

E isso deve ser feito na fase de construção. Além de tudo o que foi listado acima, você deve saber que um técnico em mineração também deve ser capaz de determinar o grau de poluição das águas, solo e ar da mina com vários resíduos que são gerados durante a construção de uma instalação subterrânea.

E, claro, ele também terá que lidar com várias documentações, tecnológicas e técnicas. Por último, mas não menos importante, a responsabilidade de um técnico-construtor de mineração é garantir que o local seja minerado com segurança.

Onde e como é feita a mineração?

Quase todos os metais de que precisamos na vida cotidiana são extraídos da crosta terrestre.

Ao contrário das empresas de outros setores, as mineradoras não podem escolher livremente seu local de negócios: a mineração só é possível em áreas com depósitos minerais significativos.

Isso pode implicar em operar em ambientes hostis ou áreas ambientalmente sensíveis, uma tendência que está crescendo à medida que os depósitos existentes e prontamente disponíveis se esgotam.

A extração de metais é um processo complexo e demorado, e cada etapa exige um grande investimento de experiência e recursos financeiros.

A fase de exploração e desenvolvimento, desde a descoberta inicial da jazida até a extração do minério, pode levar até 10 anos e, em alguns casos, até mais.

A produção mineira e metalúrgica já percorreu um longo caminho: antes era um trabalho árduo e sujo, mas hoje é um processo de alta tecnologia que utiliza equipamentos computadorizados de controle remoto e máquinas sofisticadas.

Serviço de inteligência

A extração de minério é precedida por um longo processo de exploração mineral. Envolve o uso de métodos científicos avançados, incluindo análises geoquímicas de solos ou levantamentos aéreos para medir campos magnéticos, gravitacionais e eletromagnéticos.

Esses métodos ajudam a determinar se há depósitos minerais suficientes na área para mineração. Após as explorações preliminares, é realizada a perfuração para obtenção de amostras de rochas, que são enviadas ao laboratório para análise.

A fase de exploração está associada a uma incerteza considerável, pois a exploração inicial, em casos muito raros, termina com um projeto lucrativo. Em cada estágio da exploração, uma série de decisões importantes são tomadas com base nas informações recebidas.

Leia mais: como economizar nas passagens aéreas

Para melhorar a confiabilidade dos dados sobre a forma, tamanho (volume) e conteúdo (qualidade) dos depósitos na crosta terrestre, é necessário um investimento significativo de tempo e dinheiro.

Os resultados desse processo são avaliados em termos de recursos minerais e reservas de minério. Recursos minerais significam depósitos de minerais na crosta terrestre ou sobre ela, para os quais foram feitas projeções razoáveis ​​de extração lucrativa.

As reservas de minério representam a parte de um recurso mineral que pode ser explorada economicamente.

Desenvolvimento

Caso a empresa tome uma decisão positiva sobre a viabilidade de um projeto de mineração, é realizada uma avaliação de impacto socioambiental, cujos resultados são apresentados aos órgãos reguladores ambientais para aprovação.

Mesmo a obtenção de uma licença legal não garante o início do desenvolvimento do campo. A decisão final da empresa é tomada com base nos resultados de um estudo de viabilidade, que abrange todos os aspectos do futuro empreendimento, incluindo o método de extração (a céu aberto ou subterrâneo).

O plano das estações de tratamento de água, a criação de lixões, pessoal, condições de vida, requisitos ambientais, transporte, questões de segurança, capital necessário, orçamento, fluxo de caixa, despesas e lucros. Este estudo geralmente leva até um ano, mas pode demorar mais.

Em geral, a fase inicial de um projeto de mineração, desde a exploração e construção da infraestrutura até o início da produção, pode levar mais de 10 anos.

Fundição e refino

Depois de separar o minério contendo metal da rocha estéril e obter o concentrado, o metal deve ser recuperado e refinado. Para isso, vários métodos são usados, um dos mais comuns é a fusão.

Esse processo envolve a destruição química do minério por aquecimento e fundição. Muitas plantas metalúrgicas são dedicadas ao processamento de um concentrado de minério específico, em vez de alguns.

Portanto, os processos tecnológicos nas fundições de cobre diferem significativamente dos de alumínio e não são intercambiáveis. O que faz um técnico em mineração? Como pode ver, a mineração pode ser complexa e um técnico é essencial em vários processos.

Os produtos da fundição são perfis de metal bruto que são fornecidos às refinarias para limpeza. Aqui, o metal é refinado de acordo com os padrões estabelecidos para os mercados globais de metal.

Apesar da existência de muitos tipos de metais, a pureza da maioria dos metais no mercado é de cerca de 99,9%.

Outro método principal de processamento de metal é a hidrometalurgia, onde os metais são separados da rocha por dissolução. Isso geralmente envolve um processo químico envolvendo ácidos ou cianeto.

Os metais são finalmente recuperados da solução por meio de processos de lixiviação e extração eletroquímica, o que permite a produção de metais com alto grau de pureza.

Os desafios ambientais associados a esses processos de refino incluem o manuseio de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Espero que tenha gostado de saber o que faz um técnico em mineração. Até a próxima!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.