Benefícios da automação residencial

Benefícios da automação residencial (1)

Benefícios da automação residencial (1)

Os Benefícios da automação residencial em casa consistem em ouvir e monitorar tudo o que acontece dentro de casa, estando fora dela. Ótimo, você não acha?

Mas é que graças aos avanços tecnológicos, hoje em dia não só temos um Smartphone como também as  nossas casas podem ser inteligentes.

Sim, você acertou! Podemos morar em  casas controladas remotamente  por sistema remoto por meio de telefone celular, tablet ou outro sistema de comunicação.
Analisamos mais de perto o  que são casas inteligentes  e o que a adoção da automação residencial nos traz.

O que é uma casa inteligente?

Uma casa inteligente é aquela que foi projetada ou preparada para que eles possam agir por conta própria, quase  sem necessidade de intervenção humana.

Por isso teríamos sistemas e funcionalidades integradas para que tudo funcione, aponto, de forma  inteligente.

Um exemplo? O sistema de ar condicionado  detecta a temperatura  da casa e se estiver abaixo do programado,  liga o aquecimento.

E como isso é feito? Graças à  Internet das coisas , ou se você preferir  IoT ; tudo é processado em uma  central domótica  na qual os pedidos e os processos são coletados.

Está  integrado com a rede de energia elétrica  e coordenado com as demais redes com as quais pode ser conectado: telefone, televisão, calefação, etc.

Portanto, tudo está  conectado por meio de um sistema de computador  que nos permite controlar as instalações de nossa casa.

As possibilidades de interação são ilimitadas e, como  os sistemas domésticos inteligentes de hoje são interoperáveis , diferentes dispositivos podem se comunicar entre si, mesmo independentemente dos fabricantes.

Claro, apenas os dispositivos que têm acesso à Internet podem ser integrados.

Muitas pessoas, no entanto, ainda têm dúvidas  sobre a adoção de sistemas de automação residencial em sua própria casa.

Embora já tenhamos falado sobre alguns dos benefícios da automação residencial , vamos ver e analisar aqui mais  vantagens de um sistema de automação residencial.

Os  principais benefícios  pelos quais as pessoas decidem morar em uma casa inteligente são os seguintes:

# 1. Benefícios da automação residencial: economia de energia

Talvez o benefício mais óbvio. A casa inteligente funciona de forma que cada eletrodoméstico ou eletrodoméstico funcione quando deveria,  consumindo somente quando for necessário.

Além disso, são utilizadas medidas para reduzir o consumo de energia: por exemplo, adotar sensores para desligar as luzes quando não há ninguém na sala, diminuindo a intensidade da luz de acordo com o tempo e a quantidade de luz vinda de fora.

#2. Benefícios da automação residencial: Conforto

O uso da automação residencial no domicílio melhora, sem dúvida, o conforto das pessoas que nele residem.

Sem sair do sofá, poderíamos controlar o movimento das cortinas, a temperatura, os aparelhos eletrônicos (ligar ou desligar a música, por exemplo).

O conforto das casas inteligentes é incrível, e isso é conseguido através do controle do ambiente interno com a programação de horários específicos para equipamentos de ar condicionado, iluminação, etc.

Em outras palavras,  o objetivo das casas inteligentes  é que as instalações elétricas, de gás e água possam ser monitoradas e  controladas remotamente a partir de um dispositivo eletrônico.

Quem não gostaria de apertar um botão para fazer um café enquanto estamos deitados no sofá?

# 3. Benefícios da automação residencial: Qualidade de vida

Se para nós a vantagem de ter um sistema de domótica é considerada um motivo de conforto, para pessoas como os nossos idosos ou deficientes, pode ser uma  grande ajuda no cumprimento das inúmeras tarefas do quotidiano.

Aplicações ou instalações de telecomando com o objetivo de favorecer a autonomia pessoal de pessoas com limitações ou incapacidades funcionais.

Com certeza interessante é o estudo realizado por uma equipe de cientistas da Washington State University, que usou uma rede de sensores de movimento para visualizar o caminho das pessoas pela casa.

Analisaram os percursos realizados habitualmente, relacionando assim as atividades e os horários em que costumam ser cumpridos, traçando um padrão de cada habitante.

Mais uma prova de que a automação residencial pode ajudar as pessoas com deficiência física a facilitar suas necessidades diárias.

Benefícios da automação residencial
Benefícios da automação residencial

# 4. Benefícios da automação residencial: Segurança

Tanto ao nível da proteção patrimonial como para uma maior segurança pessoal.

Por isso, podemos contar com  alarmes de segurança sem fio, capazes de controlar o acesso à casa por meio de smartphones.

Além disso, essas casas domóticas permitem ações como cortar uma torneira para interromper um vazamento de água ou avisar se houver um incêndio, fazendo uma chamada simultânea para o corpo de bombeiros.

# 5. Benefícios da automação residencial: Comunicações

Podemos nos comunicar com nossa casa inteligente da maneira que mais gostamos:

Monitore o que acontece dentro ou fora com um controle remoto usando a internet, através de nossos dispositivos Smart, como Tablet ou celular.

# 6. Benefícios da automação residencial: Economia

Outra vantagem de um sistema de automação residencial é,  que a médio e longo prazo permite economizar,  amortizando assim o investimento realizado.

# 7. Benefícios da automação residencial: Tranquilidade

Outro benefício que a automação residencial traz é a ideia de podermos  controlar e ter acesso à nossa casa enquanto estamos fora  ou de férias.

De acordo com uma pesquisa realizada entre usuários do Twitter de mais de 6 países sobre automação residencial, 60% dos entrevistados britânicos e americanos sentem o desejo de controlar sua casa enquanto estão no carro, por exemplo.

Entre espanhóis, alemães e austríacos, esse percentual chega à metade.

Mas a comparação entre os países é bastante semelhante quando os entrevistados dizem que estão com pressa, uma situação em que a maioria das mulheres acredita que pode tirar melhor proveito dos benefícios de uma casa inteligente.

Quantas vezes na pressa nos esquecemos de desligar a luz ou o aquecedor? Uma casa com sistema de automação residencial cuidaria de desligá-lo para nós.

A casa inteligente cuida automaticamente de algumas das suas tarefas diárias.

Permite o seu controlo mesmo fora de casa e sob este aspecto, transmite uma sensação tranquilizadora, seja para cuidar das coisas, para aquecer ou arrefecer a casa antes de regressar.

E então, o que achou de ler sobre os benefícios da automação residencial? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje sobre tecnologia na Tsky? Conte a nós, comente abaixo!

Quais os principais benefícios das câmeras IP?