O que é automação residencial?

exemplo de automação residencial (1)

exemplo de automação residencial (1)

O que é automação residencial?

Esses espaços futuristas onde apenas com a sua voz ou com a ajuda de um smartphone pode ligar as luzes ou mandar tocar uma música relaxante ao fundo, deixaram de ser apenas ideias para se tornarem uma realidade cada vez mais próxima. E com isso, a automação residencial vem ganhando cada vez mais espaço como opção de um espaço seguro, agradável e adequado ao nosso estilo de vida.

Tecnologias, como a internet das coisas (IoT), que vêm da automação residencial são ideais para automatizar qualquer prédio ou casa. Atualmente a automação residencial é utilizada não apenas para reformar esses espaços, mas também como uma alternativa sustentável para tornar alguns locais mais inteligentes. Hoje no Tsky falar sobre o que é a domótica, como funciona e alguns exemplos.

O que é automação residencial?

O que é automação residencial
O que é automação residencial?

A automação residencial é definida como um conjunto de técnicas que buscam tornar um espaço fechado o mais inteligente possível. A domótica proporciona a todos os tipos de edifícios a possibilidade de gerir a carga energética, as comunicações, a segurança e o bem-estar.

No entanto, nem todos os edifícios que possuem sensores e hardware inteligentes podem ser considerados como automação residencial. Na verdade, há uma série de características que nos permitem chegar mais perto de uma definição mais precisa.

Neste sentido, do ponto de vista técnico ou tecnológico, uma casa de domótica é aquela que integra diferentes dispositivos de domótica que podem ser interligados. Para que as atividades realizadas deixem de ser feitas manualmente.

Por outro lado, o usuário deve poder ter uma casa onde a qualidade de vida seja aumentada, graças ao uso da tecnologiaEsses dispositivos devem ser muito fáceis de usar, mas acima de tudo devem ser capazes de facilitar as tarefas domésticas.

A automação residencial cresceu tanto nos últimos tempos que já existe uma classificação de acordo com sua aplicação. Para que possamos falar sobre:

  • Urbótica: É aquele que se usa nas cidades. Seu uso pode incluir a manipulação de semáforos, o controle de iluminação pública ou telecomunicações.
  • Inmótica: É utilizado no setor terciário e industrial.
  • Domótica ou Automação Residencial: pode ser definida como as técnicas que são aplicadas no campo residencial.

No momento, os custos da automação residencial são bem menores, principalmente pelo fato de a tecnologia ter se tornado amplamente utilizada. Portanto, quase todos os interessados ​​podem ter uma casa inteligente. Além disso, os instaladores de automação residencial investiram muito mais tempo para aumentar seu nível de treinamento.

Qual é a rede doméstica?

Todas as residências possuem o que é comumente conhecido como rede doméstica. Eles funcionam por meio de conexões físicas e também de interfaces de usuário. Uma rede doméstica pode ser entendida como aquela que permite que diferentes dispositivos troquem recursos ou informações.

Agora, como a rede doméstica está relacionada à automação residencial? Pois é, porque permite que as redes utilizadas pela domótica sejam ligadas e integradas para controlar a casa; bem como para automação.

Nessas redes domésticas também participam outros tipos de rede, que podem ter um impacto, em menor ou maior grau, na automação residencial. Entre eles estão os seguintes:

  • Rede de entretenimento: Permite que os sistemas de áudio e vídeo sejam integrados na casa. Dispositivos de recebimento e distribuição, bem como interfaces de usuário estão incluídos.
  • Rede de dados: Permite que você se conecte à internet ou fale ao telefone. Além disso, é usado para distribuir arquivos entre computadores e compartilhar dispositivos.

Porém, dependendo do critério do instalador ou das características da casa, pode-se falar de uma rede domótica paralela à rede doméstica. Mas não é o mais usual.

O que é automação residencial e como ela funcional?

O que é automação residencial
O que é automação residencial

A automação residencial funciona integrando-se à rede de energia elétrica e à rede doméstica ou a outros tipos de redes existentes na casa.

Para que o usuário tenha o controle da casa, ela deve estar conectada centralmente a um painel de controle. O usuário deve ter a capacidade de estar ciente do que acontece em casa, tanto pessoalmente quanto remotamente.

Os dispositivos instalados para automação residencial devem fazer uso de wi-fi para poder enviar e receber as informações que coletam e compartilhar com o sistema. Da mesma forma, os dados são armazenados por meio de um endereço IP específico. Esses dispositivos também devem ser capazes de enviar diferentes tipos de dados e até mesmo trabalhar offline.

Por exemplo, uma pessoa de seu escritório ou universidade deve ser capaz de manipular as luzes de sua casa por meio de um aplicativo em seu smartphoneOu a partir do GPS de um veículo, você deve ser capaz de regular a temperatura de sua casa.

No funcionamento da automação residencial, ou nos dispositivos que a tornam possível, existem algumas condições de privacidade e segurança. A este respeito, deve-se verificar se os dados compartilhados possuem um método de criptografia, caso contrário, a segurança de nossa casa poderá ser violada.

Além disso, você deve saber mais sobre os dados que serão compartilhados e com qual servidor ou serviço de nuvem. Outro ponto a considerar é o tipo de serviço que oferece, ou seja, você precisa entrar em contato com o exterior? Alguém pode usar?

Em suma, para que a domótica funcione, devem estar em funcionamento os seguintes elementos: suportes de comunicação, centro de gestão, atuadores e sensores.

Arquitetura de sistemas de automação residencial

O que é automação residencial
O que é automação residencial

Existem várias arquiteturas diferentes que dependem do ponto de vista onde reside a inteligência do sistema de automação residencial. Nesse sentido, a arquitetura centralizada é aquela em que os elementos devem ser conectados ao sistema de controle da casa. A instalação desse tipo de arquitetura centralizada costuma ser bastante cara e complexa.

Além disso, na arquitetura centralizada há um maior volume de cabos, o que não corresponde à filosofia dos sistemas de automação residencial. Por outro lado, apresentam interfaces complicadas. O lado positivo desse tipo de arquitetura é que o equipamento usado tem um valor monetário bastante baixo.

No caso de arquitetura distribuída, é típico de sistemas sem fio. A inteligência é distribuída por meio de módulos ou sensores. A vantagem deste tipo de arquitetura é que são fáceis de usar, os sistemas respondem melhor a falhas e o projeto das instalações é relativamente fácil de executar.

Na arquitetura distribuída, diferentes critérios devem ser levados em consideração. Entre eles, os protocolos de comunicação, o meio de transmissão de comunicação e a topologia da rede. Por outro lado, existem sistemas de arquitetura distribuída em termos de capacidade de controle, mas não em termos de localização física; e vice-versa.

Outro tipo de arquitetura é misto. É composto por dispositivos capazes de adquirir e processar informações de vários sensores. Isso é feito para tornar a interação entre os dispositivos muito mais fácil, bem como para reduzir a fiação.

Vantagens da automação residencial

O que é automação residencial
O que é automação residencial
  • Uma das principais vantagens da automação residencial é a facilidade de comunicação. Além disso, torna todo o processo muito mais fácil, já que através do painel de controle você tem acesso à casa. Isso não apenas torna a comunicação mais adequada, mas pode aumentar o nível de segurança dentro de casa.
  • A automação residencial permite a transmissão de voz e dados, incluindo conteúdo multimídia com redes locais. Da mesma forma, facilita o uso de aparelhos domésticos por pessoas com deficiência.
  • Por outro lado, a automação residencial tem sido aclamada por pessoas que buscam um mundo muito mais sustentável. Isso porque permite o uso inteligente de energia elétrica. Também aproveita os recursos naturais, o que se traduz em menores custos de energia. Com a automação residencial você pode ajustar o aquecimento, a iluminação ou o ar condicionado. E ainda monitore o consumo de eletricidade!
  • Outra vantagem é que o trabalho doméstico pode ser feito em menos tempo. Por exemplo, você pode abrir ou fechar cortinas, ajustar as luzes ou a ventilação apenas com sua voz ou de um aplicativo.
  • Pode ser útil para as autoridades em caso de roubo ou furto. A automação residencial permite a vigilância constante e até remota da casa. Da mesma forma, é eficaz na prevenção desse tipo de incidente.
  • A automação residencial é ideal para assistência remota. Nesse caso, um perfil é configurado e armazenado em um servidor central supervisionado por profissionais de saúde. Esses sensores podem coletar informações sobre a que horas você toma um medicamento ou quanto tempo você fica na cama.
  • Observe se há vazamentos de água e gás; o que reduz acidentes domésticos desta natureza.

Exemplos de automação residencial

domotica 3

  • Regar plantas: Se você tem um jardim em sua casa, a automação residencial pode ser sua aliada. Você pode conectar um sistema de irrigação automática que é muito útil para os períodos de férias.
  • Ligar e desligar itens eletrônicos: Isso é perfeito para economizar energia. Mesmo esses objetos podem ser programados para operar apenas nos momentos em que são realmente necessários.
  • Música: A automação residencial pode ser muito divertida quando você a usa para ouvir suas músicas favoritas. Você pode escolher um ritmo lento para ajudá-lo a dormir, e o dispositivo pode desligar automaticamente quando você adormece! Ou você pode colocar uma melodia mais animada quando estiver fazendo atividades diárias.
  • Porteiro eletrônico: Esta função permite saber quando uma pessoa chegou em sua casa. Caso você não esteja em casa, você pode entrar em contato com essa pessoa para avisar a que horas você vai chegar ou pode ordenar que as portas sejam abertas.
  • Alertas em tempo real no seu smartphone: Você pode definir um alarme que o notifica imediatamente se algo anormal acontecer em sua casa, como um alerta de segurança ou um alto nível de calor ou fumaça.
  • Luzes: Se você quer uma casa com sistema de automação residencial, não pode perder as luzes. Eles devem ligar quando o movimento for detectado. Além disso, eles podem mudar de cor de acordo com seus gostos ou a atmosfera que você deseja criar.
  • Proteção contra intrusos: A automação residencial pode detectar a presença de pessoas suspeitas. Para evitar que um estranho entre em sua casa, eles podem acender as luzes, alertar a polícia, soar um alarme e, claro, eles irão notificá-lo.
  • Regular a temperatura: De acordo com a temperatura exterior, a domótica condiciona a sua casa para que tenha um maior conforto.

Palavras finais

A tecnologia já faz parte da nossa vida de uma forma incrível. Não temos apenas uma série de gadgets que facilitam alguns aspectos do dia a dia, mas também equipam as casas.

Em alguns anos, esperamos que a automação residencial esteja ao alcance de todos. Sem dúvida, nossa forma de nos comunicarmos em casa e no exterior será transformada. Bem, indiscutivelmente, estaremos rodeados de tecnologia com casas inteligentes.

E então, gostou de aprender sobre o que é automação residencial? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje no TSky? Deixe a sua dúvida abaixo!

O que é Arduino?