o que são profissões offshore

o que são profissões offshore

Certamente você já ouviu esse nome, mas o que são profissões offshore? Traduzida a palavra significa “afastado da costa”, ou seja, pessoas que trabalham em alto mar, o que chamamos de atividades costeiras.

No Brasil, o profissional que trabalha em offshore também é conhecido como aquele que trabalha “embarcado”, em navios ou plataformas de petróleo. O ramo de profissões offshore aumenta a cada dia, existe muita demanda e em certas profissões poucos profissionais qualificados.

Geralmente o trabalho é realizado em turnos, normalmente ocorre em períodos de 15 em 15 dias, sendo 15 dias trabalhados e 15 dias de folga.

O que são profissões offshore? são profissões como as outras, o que muda é o local de trabalho. A diferença é que o trabalho se dá em uma distância considerada da costa do mar.

Leia Mais: O que faz um técnico em mineração?

Sobre o que são profissões offshore

A profissão de petroleiro é muito popular no mercado de trabalho brasileiro. As empresas estão dispostas a pagar bem por profissionais qualificados. A profissão offshore é muito diversificada. Este é um nome geral para todos os especialistas que, de uma forma ou de outra, atuam na área.

No entanto, os petroleiros são profissionais de alguma área que procuram locais ricos em petróleo.

Como parte dessa ação, a tarefa dos profissionais offshore é extrair amostras do petróleo encontrado. Será posteriormente enviado para uma análise especial. Com base no qual os especialistas determinaram se o poço pode ser usado.

Se tudo correr bem, vai a campo outra equipe da empresa, onde começa a perfuração dos poços.

Os poços são criados de forma que tenham a maior pressão possível. Sob sua influência, o petróleo não fica no subsolo. E começa a jorrar para a superfície.

Como a maior parte do óleo sai do poço, a pressão dentro do poço diminui gradualmente. Para obter ainda mais matéria-prima, os especialistas são obrigados a injetar gás nela. É necessário para bombear os restos da substância.

Após o recebimento das matérias-primas, elas são enviadas para processamento. Como parte desse processo, o óleo é refinado.

E também criam gasolina a partir dele. Vários tipos de lubrificantes. Bem como matérias-primas que posteriormente são utilizadas na indústria química.

Que qualidades deve ter um profissional offshore?

Você não pode trabalhar na indústria do petróleo sem boas habilidades e experiência. Possuir alguma qualificação relacionada ao cargo.

Além disso, o profissional deve compreender que quanto mais alta a posição, mais requisitos são impostos ao candidato. Mas os salários, respectivamente, também são muito mais altos.

Conhecimento em informática pode ser necessário dependendo do cargo, conhecimento de línguas estrangeiras será um diferencial.

Disponibilidade para viagens regulares a outras cidades e até países. E cumprir facilmente suas obrigações profissionais.

Em geral, a profissão de petroleiro é muito interessante e nobre. Ele oferece ao especialista oportunidades de carreira, além de ser lucrativa.

Um pouco mais sobre o que são as profissões Offshore

As plataformas e navios com profissionais offshore são verdadeiras cidades no meio do mar, com vários departamentos de diversas áreas.

Sem dúvidas, trabalhar em alto mar possui vantagens, uma delas já citada acima é o regime de trabalho intercalado por longos dias de folga.

Outro ponto importante é a remuneração que pode ser vantajosa acrescida de benefícios. Vamos ver agora as profissões offshore.

Capitão

Pode ser chamado também de comandante, este é um oficial da marinha, ou seja, uma autoridade a bordo.

Como o próprio nome sugere, ele comanda o navio, buscando sempre melhores condições de operacionalidade, segurança e rentabilidade.

O capitão é experiente em busca de crescimento constante, se atualizando sobre equipamentos e técnicas novas que podem ser úteis.

Imediato

O imediato vem logo depois do capitão, sendo o superintendente direto do convés, recebendo ordens diretas do capitão.

O imediato ainda coordena recursos a bordo, como estoque, combustível e água. É um diferencial que o candidato tenha inglês, para ser imediato o profissional offshore precisa ainda possuir alguns cursos náuticos que são exigidos.

Oficial de náutica

Aqui já temos um profissional de forma mais ampla no que diz respeito ao serviço a ser executado. O oficial náutico desempenha várias atividades, de oficial de quarto de navegação a comandante de acordo com a embarcação.

O oficial de náutica exerce outras funções como: navegação, manobra, pilotagem, ativa, limpeza, salvamento, manutenção do casco entre outros.

Marinheiro de convés

Também chamado de moço de convés, o marinheiro fica responsável por toda operação, conservação, manutenção e limpeza das máquinas e instalações.

Se faz importante falar que o marinheiro de convés necessita ter certificação e estar preparado para fazer manobras, saber atracar e desatracar o navio, lançar e recolher amarras e cabos.

Taifeiro

O que são profissões offshore? Talvez essa seja a profissão offshore mais conhecida, não menos importante que as outras, o taifeiro realiza, arrumação e limpeza, além de ficar na cozinha. Esses são subordinados à equipe de convés.

Lavam, limpam e fazem a comida, normalmente é exigido apenas cursos de qualificação, além de testes de sobrevivência em alto mar.

Mestre de cabotagem

Nas atividades de apoio este pode ser comandante ou imediato, porém apenas em navios de até 1500 toneladas. O mestre de cabotagem pode ser ainda supervisor de salvatagem.

Chefe de máquinas

Responsável pelas máquinas, supervisiona as tarefas de manutenção das máquinas. Responsável ainda por supervisionar a equipe que realiza esse serviço.

Oficial de máquinas

Sendo subordinado do chefe de máquinas, precisa possuir curso profissionalizante em mecânica.

Esse oficial realiza atividades cotidianas, além de zelar pela manutenção e conservação das máquinas, estão preparados para eventuais consertos.

Mecânico

O mecânico cuida da manutenção preventiva, o mecânico atua ainda como profissões relacionadas a serralheiro, canalizador, torneiro e soldador.

Eletricista

Precisa ter especialização, o eletricista pode ser ainda um oficial ou condutor de máquinas. Trabalha na manutenção, prevenção e reparos.

Cozinheiro

Este se enquadra na profissão offshore como taifeiro já citado anteriormente, fica como responsabilidade do cozinheiro além da alimentação, o estoque e armazenamento.

Enfermeiro

Indispensável, a saúde merece atenção. Um profissional em primeiros socorros, deve estar atento a eventuais urgências. Em tempos vagos o enfermeiro pode ocupar outras funções.

Gostou de conhecer um pouco sobre o que são profissões offshore? Espero que tenha gostado. Até a próxima!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Naval Porto Estaleiro, um site especializado em economia e indústria naval.