5 efeitos de doenças autoimunes na saúde bucal

doenças autoimunes

Muita gente acha que os problemas que costumam aparecer na cavidade bucal, acontecem apenas por complicações nessa área, o que não é o caso. As doenças autoimunes também podem ser responsáveis por esse tipo de problema. 

Isso porque, dependendo de qual for a doença, pode desencadear reações negativas em todo o corpo, inclusive nos dentes.

Antes de prosseguir, é sempre bom ressaltar que a higienização bucal, principalmente em quem utiliza Facetas de resina é de suma importância, pois evita um acúmulo nas bactérias, o que pode causar sérios danos para toda a arcada dentária. 

Por isso, deve-se realizar uma escovação ao menos três vezes ao dia, com ênfase no pós-refeição.

Dessa forma, é relevante conhecer alguns dos principais efeitos que as doenças autoimunes causam na saúde bucal. 

Assim como quais são essas enfermidades que costumam afetar os dentes, trazendo problemas que podem necessitar de diversos tratamentos, como é o caso da Lente de contato dental, por exemplo.

O que são doenças autoimunes

Antes de entender melhor quais são os efeitos das doenças autoimunes, é relevante falar um pouco mais sobre o que são essas enfermidades, quais são as principais e os tratamentos que costumam ser realizados para amenizar esses problemas. 

Isso porque, essas doenças podem até mesmo afetar os dentes, necessitando de um Implante dental em casos mais graves.

Doenças autoimunes são aquelas que são causadas pelo próprio sistema imunológico. O sistema imunológico é responsável por expulsar microrganismos que são maléficos para o corpo. 

Então, doenças autoimunes acontecem quando esse próprio sistema ataca o corpo, atacando também as células e os tecidos, causando esse distúrbio.

Embora não se saiba ao certo ainda a causa das doenças autoimunes, muitos fatores podem contribuir para que isso ocorra, em que o principal costuma ser alguma alteração genética, então, a pessoa já nasce com esse problema. 

Porém, em alguns outros casos, pode haver fatores externos que influenciam para que essas condições surjam, como:

  • Bactérias;
  • Fungos;
  • Alguns medicamentos;
  • Vírus.

Vale constar que nem todas as doenças autoimunes partilham dos mesmos sintomas, mas um dos principais problemas que vem com todas as doenças autoimunes, é um sistema imunológico mais fraco. 

Ou seja, ficam mais propícios a contraírem outras doenças em outros lugares do corpo, como a própria cavidade bucal.

Além disso, também são responsáveis por alterações hormonais, o que também pode acabar desencadeando outros problemas em outros locais, como na tireóide, por exemplo, alterando até mesmo o formato dos dentes. 

Nesse caso, será necessário procurar um dentista para realizar um procedimento de Faceta dental.

Efeitos de doenças autoimunes na saúde bucal

Ficando mais fácil de entender do que trata as doenças autoimunes, é importante falar sobre os impactos que esse tipo de problema causa para a saúde bucal. 

Assim, será possível realizar um tratamento mais adequado, além de também prevenir que outras complicações aconteçam. Porém, caso ocorra, é preciso procurar por Preço clareamento dental.

  1. Problemas na gengiva

A doença de Crohn é uma das doenças autoimunes mais comuns, sendo caracterizada por ataques ao sistema gastrointestinal. 

Porém, uma grande parcela de pessoas que têm essa doença, também apresentam problemas na gengiva, tendo um grande inchaço nessa área, causando uma dificuldade na alimentação. 

  1. Doenças bucais ficam mais fáceis de agravarem

O sistema imunológico fica fraco. Então, automaticamente as pessoas já ficam mais propensas a contraírem doenças, e isso não é diferente para a cavidade bucal. 

Algumas doenças como a cárie, por exemplo, torna-se muito mais perigosa, pois ataca o dente de maneira mais agressiva, fazendo com que seja mais perigoso adiar o tratamento.

  1. Dificuldades de engolir

A doença de Hashimoto é uma doença que inflama a tireóide. Essa glândula está localizada na região do pescoço, logo no início do tratamento digestivo. 

Por isso, pode chegar a um nível tão grande de inchaço, que pode fazer com que as pessoas tenham dificuldade de realizar o simples ato de engolir.

  1. Corrosão do esmalte dentário

Diversas doenças autoimunes atacam o estômago, fazendo com que a pessoa doente tenha refluxos, por exemplo. 

Isso quer dizer que o ácido do estômago volta para a boca, fazendo com que o esmalte dentário seja afetado e danificado.

  1. Lesões nos tecidos

Doenças autoimunes, como a psoríase, são responsáveis por atacar alguns tecidos do corpo, e na cavidade bucal não poderia ser diferente. Então, podem surgir diversas lesões nos tecidos bucais.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.