5 sinais de que você precisa ir ao dentista

dentista

É muito comum só recorrer ao dentista apenas em casos pontuais ou de necessidade imediata, como por exemplo, um dente quebrado acidentalmente, algum incômodo repentino, manutenção de aparelhos ou alinhadores, etc. 

Ou também por questões estéticas, como o desejo de um clareamento dental ao notar os dentes amarelados, botox, restaurações, ou a colocação das famosas facetas e lentes de contato odontologia, muito procuradas atualmente. 

Porém, o que nem todo paciente sabe é que essa especialidade precisa ser incluída na rotina de forma regular, assim como outros campos da saúde, como é o caso dos check-ups gerais, recomendados pelos médicos para que sejam feitos pelo menos uma vez por ano.

Então, é fundamental ter visitas frequentes ao dentista para:

  • Checar o estado da saúde bucal;
  • Receber orientações de higienização;
  • Fazer exames que podem checar indícios de alguma possível doença;
  • Fazer limpezas especializadas no consultório;

Não ir ao dentista implica em vários riscos, como não tratar uma cárie que não foi identificada em seu estágio inicial e pode se desenvolver para uma inflamação da gengiva que pode chegar à raiz. 

Isso, em último caso na perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região, podendo ser necessária uma cirurgia de implante.

O ideal para quem possui dentes saudáveis e não possui predisposição a doenças, é preciso visitar o dentista a cada seis meses. 

No caso de crianças, podem ser levadas ao dentista assim que o primeiro dente nascer, ou até mesmo antes, para orientações de cuidados. 

Fora desses períodos as consultas também são bem-vindas, principalmente se o paciente sentir:

Dor de dente

Sem dúvidas, a principal causa de idas ao consultório. A dor de dente pode ser causada por inúmeros motivos, mas normalmente se dá pelo surgimento de cáries nos dentes. 

Além disso, é comum que seja o primeiro sintoma de problemas na gengiva ou desgaste dos dentes. 

Por via das dúvidas, e para acabar com a dor e sensibilidade causada, o ideal é procurar um dentista para que ele investigue o motivo e indique os medicamentos certos.

Sangramento na gengiva

Esse imprevisto pode acontecer por conta do acúmulo de placa bacteriana e/ou tártaro na gengiva, assim como por uma escovação feita com um pouco mais de força. 

No primeiro cenário, é importante procurar um profissional, caso o sangramento persista por mais de três dias, pois esse acúmulo pode resultar em gengivite ou periodontite.

Mau hálito constante

O mau hálito pode surgir subitamente só pelo fato da boca estar seca ou por conta de situações como jejuns prolongados e alimentações inadequadas, o que faz com que não seja dada a devida importância na maioria das vezes. 

Por outro lado, também pode surgir por conta do acúmulo de bactérias sobre a língua e amígdalas, e pode causar problemas mais sérios em outras partes do organismo, como diabetes e câncer, quando não investigado.

Feridas e machucados na boca

Podendo não ser necessariamente sinais de doenças, mas com certeza caso o incômodo ocorra por mais de uma semana, é recomendado procurar um profissional. 

É comum notar o aparecimento de uma afta ou pequenas lesões vez ou outra, mas assim como os outros problemas, pode evoluir para situações mais graves, como infecções ou até mesmo ser um indicativo precoce de câncer de boca em casos mais complexos.  

Sensibilidade

Um dos incômodos mais frequentes nos consultórios de dentista: sensibilidade ao ingerir alimentos muito quentes ou muito gelados. 

É relativamente comum, mas dentes sensíveis também podem ser indicativos de raiz exposta, cáries ou doenças na gengiva. 

Nos consultórios atuais, é possível encontrar diversas opções de serviços, como limpezas com flúor, raspagem de tártaro, polimento dos dentes; até cirurgias desde as mais simples como gengivectomia até as mais complexas como cirurgia crânio maxilo facial.

Além disso, muitos pacientes podem se sentir inseguros ao notar o surgimento de algum problema bucal, tanto por questões estéticas quanto pelo medo de não existir solução. 

Porém, é importante lembrar que somente um profissional sabe fazer a avaliação necessária para identificar o problema e propor a melhor opção de tratamento.

A perda dentária, por exemplo, um problema que é realidade para 34 milhões de brasileiros segundo a Pesquisa Nacional de Saúde feita pelo IBGE em 2020. 

Com isso, tem como opção de tratamento a colocação de prótese fixa dentária, que substitui as funções realizadas pelo dente natural, através de um material sintético.

Além disso, as próteses permitem que ações como a mastigação correta e a dicção compreensível sejam realizadas sem maiores incômodos. 

Outro ponto válido de ser ressaltado são as vantagens estéticas de ter um sorriso completo e que pode ser encontrado em diferentes modelos, desde a fixa até a prótese parcial removível.

Portanto, ao se deparar com qualquer anormalidade no dia a dia em relação à saúde bucal, o indicado é procurar ajuda profissional para obter a melhor orientação e tratamento.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.