Psicoterapia Online: como funciona?

Psicoterapia Online

Psicoterapia Online

A cada ano que passa, há uma alta procura pela psicoterapia online, no Brasil esta modalidade foi regulamentada há pouco tempo, democratizando o acesso a psicólogos em todo o país.

Este tratamento também pode ser encarado como preventivo, principalmente por aqueles que já possuem histórico de transtorno mental na família. 

A flexibilidade é um dos maiores benefícios que chama a atenção de quem já fez este tipo de acompanhamento, abaixo, mostraremos como este tratamento funciona. 

O que é a psicoterapia online? 

É uma nova forma de buscar apoio, não há necessidade de se deslocar até a um consultório, a terapia online é formada basicamente por sessões que envolvem aconselhamentos psicológicos, no atendimento online, o tratamento torna-se mais objetivo, pois não há um contato direto com o psicólogo.

É importante destacar que, a terapia à distância não é um conceito novo, foi propagada por Sigmund Freud, este foi um conceito que surgiu nos EUA nos anos 80, após os anos 90 com o avanço da internet no mundo, este tratamento espalhou-se para outros países. 

Quais os benefícios que esta modalidade proporciona?

A flexibilidade e a possibilidade de escolha é um dos melhores benefícios que esta modalidade traz para os pacientes, além disso, tem um custo/benefício acessível, veja mais benefícios abaixo:

Facilidade para pessoas com deficiência 

A psicoterapia online é extremamente importante para pessoas com deficiência, aqui devemos dar ênfase para todos os tipos de deficiência e não apenas a deficiência de locomoção, afinal as plataformas já dispõem de recursos para surdos e mudos, também.

Acesso a longa distância 

Através da internet, qualquer estado brasileiro pode ter acesso a um acompanhamento psicológico, por exemplo, se você reside em Roraima é possível ser atendido por um especialista aqui em São Paulo, graças à internet.

Flexibilidade para a sua rotina 

Se você é uma pessoa que está sempre viajando, tem uma rotina muito corrida, com o atendimento online seu tratamento não será interrompido, você apenas tem a possibilidade de escolher um horário que atende às suas necessidades. 

Tipos de terapias mais comuns

São muitos os tipos de terapias que os psicólogos podem adotar, para facilitar o processo de escolha, quando estiver conversando com o especialista não omita nenhuma informação relevante ao tratamento, para ajudá-lo(a) no processo de escolha, veja as terapias mais populares a seguir:

1º Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

Esta é uma das terapias mais famosas, que pode ser aplicada em diversas situações, por exemplo,  vícios, baixa autoestima, transtornos de personalidade, estas consultas podem ter um médio ou longo prazo, conforme as necessidades do paciente.

2º  Terapia Gestalt

Nesta terapia, a linguagem corporal deve ser levada em consideração durante a consulta, na terapia os pacientes devem ser incentivados a ter mais consciência sobre as suas ações.

3º Psicodrama 

É uma terapia que pode ser aplicada em grupo ou individualmente, é indicada para pessoas que são mais tímidas, pois ajuda a estimular a criatividade, é possível acessar os recursos emocionais para aprender a lidar com pessoas e acontecimentos ao seu redor. 

Agende já a sua terapia!

Portanto, cadastre-se agora em nosso site e trate problemas como ansiedade, depressão, angústia sem necessidade de ter que ir a uma consulta presencial!