O que são produtos industrializados? Devo evitar?

O que são produtos industrializados

O que são produtos industrializados

Neste artigo, vamos entender mais sobre o que são produtos industrializados e como eles podem fazer bem ou mal para a saúde. Afinal, hoje em dia, muito se fala das cadeias produtivas e o quanto elas podem ajudar a abastecer prateleiras e fomentar o consumo. No entanto, é preciso entender, também, todos os pontos de vista disso tudo.

Portanto, ao entender o que são produtos industrializados, não podemos simplesmente considerá-los bons ou ruins. É preciso entender o todo e, a partir disso, tomar decisões razoáveis e que sejam saudáveis pra gente.

Portanto, continue lendo e saiba mais sobre o tema.

O que são produtos industrializados?

Para entender o que são produtos industrializados é muito simples. Basicamente, produtos industrializados são produtos que são feitos de maneira industrial, com escala e de modo repetitivo. Ou seja, a empresa que produz, faz dez, cem, mil cópias idênticas do mesmo produto, em uma linha industrial.

E essa linha industrial pode ser a mais diversa possível. Afinal, é possível produzir em escala industrial desde um simples produto de higiene, até um avião comercial inteiro. Produção industrial não é sobre demora ou dificuldade. Mas sim, sobre otimização de processos e recursos. 

Cada profissional e cada máquina tem uma função específica: apertar um parafuso, colar uma borracha, selar uma embalagem, envasar um líquido e por aí vai. Esses são os produtos industrializados: aqueles feitos totalmente dentro de uma indústria especialista naquilo.

Produtos industrializados podem ser bons e ruins para o nosso consumo. Os benefícios da industrialização geralmente são sentidos no bolso: os produtos ficam mais baratos, pois podem ser feitos em larga escala (muitos de uma só vez). No entanto, para a saúde e o meio ambiente, nem sempre essa é a melhor maneira de produzir alguma coisa.

Entenda mais a seguir.

Produtos industrializados são ruins para a saúde?

Depende. A relação entre um produto de qualidade e um produto barato, geralmente, está ligada ao processo produtivo. Afinal, quanto mais barata for a produção de um produto, mais barato ele será para o consumidor.

No entanto, muitas vezes, o ato de baratear um produto na hora de produzi-lo, pode ferir diretamente a qualidade dele. Uso de químicos, conservantes e outros tipos de itens tóxicos para a saúde, podem ser inseridos no produto com o propósito de deixar a produção viável e barata para o consumidor final.

Portanto, em linhas gerais, produtos industrializados são ruins para a saúde. Mesmo aqueles que não necessariamente são feitos para ingerir, podem trazer algum tipo de risco no longo prazo. 

Produtos industrializados cosméticos fazem mal?

Principalmente os cosméticos, são produtos que, quando feitos em escala industrial, podem facilmente fazer mal à saúde. No entanto, não devemos generalizar. Afinal, há empresas sérias e que trabalham constantemente para entregar fórmulas viáveis para a saúde.

Porém, é importante ficar de “olho aberto”. Busque mais informações sobre produtos tóxicos e químicos para a saúde. Depois, busque por esses produtos na lista de ingredientes. Se estiverem por lá, evite comprar.

Uma dica interessante, é passar a usar maquiagem vegana ao invés de maquiagens industrializadas. Procure sempre por marcas renomadas e que sejam cruelty free (não usam animais para testagens). 

Produtos industrializados para higiene fazem mal?

E com os produtos de higiene, o mesmo acontece. Assim como os cosméticos, é importante observar muito bem o rótulo para encontrar ingredientes potencialmente agressivos à saúde. Afinal, já entendemos o que são produtos industrializados e você já sabe que, para industrializar, é preciso “abrir mão” de determinadas situações.

Usar desodorante natural sem alumínio, shampoo vegano, sabonete de argila e produtos naturais e orgânicos, é uma ótima saída para ter certeza de que não está maltratando o seu corpo.

Lembre-se sempre de buscar informações sobre ingredientes e bora ter uma vida mais saudável.