O que é coworking: vantagens, desvantagens e como funciona

O que é coworking

O que é coworking

O que é coworking? Certamente você já ouviu muito essa palavra ultimamente, mas você sabe o que realmente é coworking?

O coworking não é nada para compartilhar um espaço de trabalho com outros freelancers que possuem seus próprios projetos (teletrabalhadores autônomos, startups e PMEs), mas com a capacidade de criar sinergias e colaborações. E este último é o que realmente define o coworking: a comunidade. 

Nos escritórios de coworking, há um gerente ou construtor de comunidade que trabalha para criar um ambiente de confiança e que os membros se conheçam melhor. O coworking é, portanto, uma evolução do trabalho colaborativo.

Atualmente, estamos vivenciando um verdadeiro boom nos escritórios de coworking. O surgimento do empreendedorismo, trabalho remoto e offshoring contribuíram para isso. Para todos esses profissionais que precisam de pouco mais que um computador e uma conexão com a internet para trabalhar, o coworking é uma opção muito boa. Principalmente para quem está no setor digital e de tecnologia, pois, afinal, está trabalhando na construção de um futuro digital.

De acordo com o relatório da Pesquisa Global de Coworking no final do último ano, já havia mais de 22.000 escritórios de coworking em todo o mundo. E eles não são todos iguais. 

Existem pequenos, outros que ocupam edifícios inteiros, alguns com comunidades muito diversas e outros especializados em setores específicos, como o Talent Garden, que é direcionado para empreendedores tecnológicos e digitais.

Agora que está claro o que é coworking, vamos ver quais são suas vantagens e desvantagens. Dessa forma você pode avaliar se é uma boa opção para você ou para sua startup. Afinal, encontrar um espaço adequado para trabalhar é uma das preocupações que os empreendedores costumam compartilhar.

Vantagens do coworking

Faça parte de uma comunidade

Em um escritório de coworking, como o Beework, você se cercará de freelancers e empresas recém-criadas. Compartilhar um local de trabalho com eles permitirá que você interaja com outros empreendedores que estão expostos aos mesmos desafios que você. Isso fará com que você se sinta mais apoiado. 

No setor de tecnologia, em que é preciso estar sempre atualizado, adquirir novos conhecimentos e descobrir estratégias de melhoria para o negócio, esse é um grande diferencial. Um espaço de trabalho colaborativo abrirá as portas para novas ideias e maneiras de trabalhar.

Rede eficaz

Um dos principais atrativos de se alugar um escritório de coworking é poder gerar contatos para futuras colaborações. Ter por perto profissionais com diferentes habilidades e especialidades, em um ambiente positivo de colaboração, facilita a criação de vínculos. Você pode compartilhar ideias e preocupações com eles. 

Mas também projetos. E não só isso, é possível que com essas alianças e dando a conhecer o seu trabalho, você alcance novos clientes, parceiros ou investidores, e possa expandir-se muito mais rapidamente.

Economize custos para o seu negócio

Ter seu local de trabalho em um coworking representa uma vantagem econômica em comparação a fazê-lo em escritórios tradicionais. Você pode ter os mesmos benefícios por um preço muito mais baixo. A economia média fica entre 20% e 40% levando em consideração aluguel de espaço, móveis, luz, água, conexão à internet etc. 

Você não só não pagará o custo total desses serviços, mas, além disso, não terá que cuidar de sua gestão para contratá-los ou caso ocorra um contratempo. No escritório de coworking, os gestores cuidarão de fazer isso por você. Por fim, você também terá agregados serviços como vídeo vigilância, recebimento de correspondências e encomendas ou domiciliar de seu endereço de trabalho.

Melhore a sua escalabilidade

Na hora de montar um escritório, um dos fatores que costuma nos preocupar mais é a incerteza. Como empreendedores, não sabemos de quanto espaço vamos precisar se nossa startup crescer, ou quanto tempo vai demorar até que possamos expandir nossa equipe. 

Essa incerteza é mais fácil de controlar a partir de um escritório de coworking, pois caso a empresa cresça ou haja mudanças no quadro de funcionários, não será necessário mudar de escritório, mas simplesmente alugar uma nova mesa fixa ou flexível.

Tenha mais flexibilidade

Quando está a iniciar o seu projeto como startup ou freelance, provavelmente terá de dedicar muitas horas… O coworking permite-lhe grande liberdade de tempo, pois embora a maioria tenha horário comercial, como membro, permite-lhe aceder ao espaço de trabalho 24 horas um dia, incluindo fins de semana. 

Assim, você poderá trabalhar quando mais lhe convier para aproveitar seus momentos de maior produtividade, ou para se comunicar com colaboradores e clientes que estão em países com horários diferentes do seu.

Por outro lado, existe a flexibilidade do contrato de arrendamento do espaço. O compromisso costuma ser de 1 ou 2 meses e não te prende no mesmo lugar, a menos que queira ficar porque se sente super confortável nele.

Expanda seu treinamento

A maioria dos escritórios de coworking oferece workshops, cursos de treinamento e atividades comunitárias para fortalecer os laços entre os colegas de trabalho e ajudá-los a explorar seus talentos. Além disso, muitas dessas palestras e materiais são gratuitas. 

A vantagem de tudo isso é que você poderá divulgar as áreas do conhecimento que mais precisa, apresentar suas propostas ou mesmo descobrir novos recursos que não havia considerado.

Separe o trabalho da vida pessoal

Um dos maiores problemas que os freelancers costumam encontrar é a dificuldade de separar o trabalho da vida pessoal. Graças aos escritórios de coworking, você pode criar uma rotina de trabalho com mais facilidade, definir um cronograma de trabalho e obter maior disciplina. 

Você evitará as distrações e obrigações que costuma ter em casa, separando completamente as tarefas domésticas e familiares das profissionais. Quando você chega a um escritório compartilhado, tudo o que você precisa fazer é trabalhar.

Melhore a sua produtividade

O ambiente de coworking incentiva a produtividade, pois você está cercado de pessoas que todos os dias trabalham nos próprios projetos com muita motivação e você vê como elas progridem. 

Trabalhar em uma comunidade traz novas ideias, nos inspira e nos torna mais criativos. Tudo isso contribui para um maior bem-estar pessoal, que por sua vez, significa maior desempenho.

Transmita uma imagem mais profissional

Trabalhar em um coworking em vez de em casa permite que você concentre seus negócios de uma forma mais profissional. Principalmente quando se trata de reuniões com clientes, colaboradores ou fornecedores. 

Reunir-se em um bar ou cafeteria é bom para os amigos, mas não transmite uma boa imagem da sua empresa. O coworking oferece um espaço de trabalho com salas de reuniões e espaços para apresentações equipados com todos os elementos necessários.

Pare de trabalhar de pijama

Se você trabalha por conta própria há algum tempo e trabalha em casa, deve ter notado que muitos dias passa a manhã e ainda está de pijama. Sim, os pijamas são muito confortáveis, mas no final do dia eles não ajudam você a se sentir melhor em nada, ou sua mente distingue claramente entre o tempo de trabalho e o tempo de descanso. 

Um fator que às vezes negligenciamos, mas que é psicologicamente muito importante para melhorar nossa motivação e organizar melhor nossos horários.

 

Valorize melhor o seu trabalho

Fazer parte de uma comunidade permitirá que você esteja em contato com empresas e profissionais de diversos setores. Saber da importância das diferentes tarefas que cada um desempenha também o ajudará a valorizar melhor o seu trabalho, pois perceberá que tarefas que podem parecer simples para você são complicadas para os outros. 

Nem todo mundo é capaz de programar, projetar, desenvolver uma estratégia de marketing ou fazer um bom trabalho como vendedor. Distinguir essas características em seus colegas de trabalho o ensinará a apreciar melhor suas próprias qualidades profissionais e habilidades sociais. Tudo isso o ajudará a se sentir mais fortalecido como empresário.

Ofereça uma boa localização para o seu negócio

A localização do seu escritório faz parte da marca, por isso tê-lo em uma boa localização é importante. Por exemplo, se você tem uma startup de tecnologia, provavelmente está interessado em tê-la em uma área de inovação estratégica. Ou você pode querer que ele esteja na área comercial mais relevante da cidade. Boa. 

Isso o posicionará diante de seus clientes e transmitirá um sentimento diferente do que se você tivesse seu local de trabalho em casa ou no subúrbio. Os escritórios de coworking geralmente estão localizados em áreas relevantes e, como mencionamos antes, o custo é muito menor do que se você montasse seu próprio escritório.

Desvantagens do coworking

Requer investimento de dinheiro

É claro que alugar seu espaço de trabalho em um escritório compartilhado é muito mais lucrativo do que alugar um escritório sozinho, quer você queira um escritório particular para sua equipe ou uma mesa simples. 

No entanto, ainda é um custo mensal. Se você está trabalhando por conta própria há pouco tempo ou se sua startup ainda não está pronta para investir em um espaço, é claro que trabalhar em casa, na biblioteca ou no refeitório, será muito mais barato.

Perdendo tempo viajando

Quando você trabalha em casa, assim que sai da cama, lava o rosto, toma um café e está pronto para ir em frente ao computador. Você não perde um minuto indo para o trabalho, o que fará se for trabalhar em qualquer outro lugar. 

Nesse sentido, é importante que ao escolher um escritório de coworking tenha em mente onde ele está localizado. O ideal é que fique perto de sua casa para que você possa caminhar ou andar de bicicleta, ou ter uma boa combinação de transporte público.

Passe algum tempo em conversas

Se você tem seu local de trabalho em um coworking, com certeza vai passar boa parte do seu tempo socializando e conversando com outros colegas. Portanto, será mais difícil para você passar oito horas trabalhando ao mesmo tempo. Alguns se sentem confortáveis ​​trabalhando sozinhos e podem considerar isso uma perda de tempo. Para outros, essas conversas inicialmente banais podem ser inestimáveis ​​para compartilhar ideias, criar conexões profissionais ou simplesmente fazer amigos.

Pode criar distrações

Às vezes, concentrar-se em espaços abertos pode ser difícil. O movimento das pessoas, uma conversa tranquila entre vários colegas de trabalho, um telefonema, a porta que se abre, … Em um coworking há uma diversidade maior de estímulos ao seu redor, da mesma forma que em um grande escritório corporativo, e estes podem ser um fator de distração para quem precisa de muito silêncio para trabalhar. Uma solução pode ser usar fones de ouvido, que você toque música ou não, para se isolar do resto e evitar que outras pessoas conversem com você.

Falta de privacidade

Às vezes, no coworking, sendo espaços de trabalho compartilhados, você pode ter a sensação de que não há privacidade. Isso é perceptível, por exemplo, quando você quer fazer um telefonema para discutir assuntos confidenciais e ao seu redor há um silêncio de absoluta concentração. Não temas. 

Em geral, em todos os escritórios de coworking existem salas de reuniões ou áreas configuradas para poder fazer chamadas confortavelmente ou ter conversas privadas. Em muitos, eles também oferecem escritórios privados que você pode alugar se preferir que abram áreas de trabalho.

Mudanças constantes

O coworking pode ser em espaços altamente variáveis. Seus colegas de trabalho mudarão com mais ou menos frequência, pois isso está na própria essência do coworking e muitos deles serão nômades digitais ou precisarão se mudar para outros locais para expandir seus negócios. 

Se, além disso, você não tiver um cargo permanente, a mesa em que você se senta todos os dias também mudará. Se você não gosta de mudanças, pode se sentir desconfortável. Se você é um daqueles que abraçam todas as mudanças e as veem como uma oportunidade, não é algo com que se deva preocupar.

O coworking é o local de trabalho certo para você?

Para a maioria dos empresários, uma associação de coworking tem um preço razoável para o valor que traz. Especialmente se você estiver naquele ponto em que já está trabalhando em seu projeto por um tempo, mas sente que ele está travado ou que falta um impulso para começar. Fazer parte de uma comunidade o ajudará a conseguir isso.

Para fazer isso, você precisa encontrar o escritório de coworking certo para o seu negócio. Eles não são todos iguais. Mas se você encontrar o espaço ideal para ajudar seu negócio a crescer, todas as desvantagens que você possa imaginar irão desaparecer. 

Ter uma comunidade de profissionais inovadores à sua volta e todo o conforto que você precisa em um escritório para trabalhar é um magnífico investimento para o sucesso da sua empresa.

Visite também: Espaço compartilhado em Ribeirao Preto