como remover malware do iphone

Como remover malware do iphone | Mais usuários do que você imagina estão se perguntando como saber se têm um vírus em seu iPhone ou iPad . E é que nos últimos tempos, existem certas páginas da web que abrem pop-ups com a intenção de enganar o usuário e fazer com que ele baixe um aplicativo ou se inscreva em um serviço de pagamento para proteger seu aparelho. Neste artigo do TSKY, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre este tópico.

A breve explicação: não há vírus no seu iPhone ou iPad

Esta é a breve explicação. Em condições normais, um iPhone ou qualquer dispositivo iOS não pode conter vírus . Entendemos por vírus :

Software que visa alterar o funcionamento normal do computador, sem a permissão ou conhecimento do usuário. Os vírus geralmente substituem os arquivos executáveis ​​por outros arquivos infectados com seu código. Os vírus podem destruir intencionalmente os dados armazenados em um computador, embora também existam outros mais inofensivos, que só causam aborrecimento.

Em condições normais, um iPhone ou iPad não pode ser infectado por um vírus

iOS é o sistema operacional do seu iPhone ou iPad, no qual a Apple tem controle e segurança rígidos . Entre outras medidas de segurança, a Apple usa sandbox para isolar processos e aplicativos, evitando que falhas do sistema, erros e aplicativos realizem ações não autorizadas. O iOS também possui uma App Store como única forma de instalar aplicativos nos seus dispositivos, uma loja que fica sob a supervisão direta da Apple: cada aplicativo é revisado antes de ser aprovado.

Dito isso, seu iPhone ou iPad não é 100% livre de ameaças de vírus. Nenhum sistema operacional é totalmente seguro.

iOS Não é Infalível

como eliminar malware do iphone
como eliminar malware do iphone

As medidas de segurança criadas pela Apple para evitar que vírus entrem no seu iPhone ou iPad não são perfeitas . O iOS pode ter bugs que ainda não foram descobertos e não têm uma solução da Apple, mas que certos hackers sabem e descobrem como explorar em seu proveito. Esses erros não são frequentes, já que a Apple pesquisa constantemente seus sistemas em busca deles, para corrigi-los o mais rápido possível.

Um exemplo bem conhecido foi o caso Pegasus . Mais do que um vírus para o iPhone, era um malware ou código malicioso que aproveita esses tipos de erros para obter acesso não autorizado a determinados recursos e funções de um dispositivo, como dissemos então:

[Pegasus] fornece acesso a câmeras, microfones e GPS. Mas também é capaz de gravar atividades em mensagens, videoconferências e outros chats de mídia de comunicação.

Mas você não precisa se preocupar com esse bug em particular, porque a Apple o corrigiu há dois anos com o iOS 9.3.5. No caso de aplicativos, também houve alguns com intenções sombrias que se arrastaram pelos filtros e análises da App Store. A Apple reagiu rapidamente com uma atualização de segurança do iOS para limitar seu impacto negativo o mais rápido possível. Outras plataformas não têm a facilidade de corrigir os problemas como no caso do iPhone e da Apple.

Como Remover Malware do Iphone (Caso Exista)

Se você está preocupado com a possibilidade de seu iPhone ou iPad estar infectado com um vírus ou malware , estas são as recomendações que podemos dar a você:

  • Mantenha seu aparelho sempre atualizado. As atualizações do IOS lançadas pela Apple freqüentemente contêm correções de bugs e melhorias de segurança.
  • Evite desbloquearseu dispositivo. O jailbreak está cada vez mais difícil de executar, mas permite que você instale aplicativos não permitidos pela Apple na App Store ou baixe aplicativos sem pagar por eles. Mas ao fazer o jailbreak , você também abre a porta para outros riscos de segurança dos quais o iOS normalmente o protege.
  • Sempre evite abrir links suspeitos, quer você os receba por e-mail, SMS, iMessage ou de outra forma. Mensagens escritas com erros ortográficos, em línguas estrangeiras ou com expressões estranhas devem soar o alarme.
  • Outra forma de comprometer seus dispositivos usados ​​por criminosos é induzi-lo a fornecer suas senhas. Freqüentemente, se passando por Apple ou outro provedor de sua confiança. NUNCA envie suas senhas online ou para alguém que as peça por telefone.
  • Configure a autenticação de dois fatorespara aumentar a segurança do seu ID Apple e de outros serviços que você usa.
  • Configure e use o Touch ID ou Face ID para que ninguém possa acessar seu dispositivo. Defina um código de bloqueio de 6 dígitos em vez de 4. Muitos de segurança exploits requerem acesso físico ao dispositivo.
  • Sempre evite que você possa se conectar a redes WiFi não protegidaspor senha. Durante as férias, é tentador fazer isso, mas você estaria expondo todo o seu tráfego de rede para quem está assistindo. Use uma VPN se for absolutamente necessário .

Outras opções, como instalar um aplicativo antivírus , só vão desperdiçar tempo e dinheiro . Os que são vendidos na App Store como antivírus, na verdade, possuem funções já integradas ao seu iPhone ou iPad, como proteção de fotos, backups ou busca do dispositivo em caso de perda.

Acho que meu iPhone tem um vírus

A imagem acima é o pop-up típico que aparece em algumas páginas da web duvidosas (ou legítimas) com a intenção de enganar você e fazer você pagar para “se livrar” de vírus que não existem.

Algo que não é necessário porque o mais normal é que o seu aparelho não esteja infectado. A Apple explica como corrigir esse problema no iOS 9.3 em diante se ele se tornar persistente:

Se o pop-up não fechar ou reaparecer, você pode tocar no campo de pesquisa inteligente e inserir um novo URL ou termo de pesquisa. Você também pode fechar a guia diretamente: toque em e depois nessa guia.

Se o seu caso for diferente e você achar que pode ter um vírus no seu iPhone, tente o seguinte:

  • Atualizeseu dispositivo para a versão mais recente disponível em Ajustes> Geral> Atualizações de software.
  • Limpe os cookiesdo Safari em Ajustes> Safari> Limpar histórico e dados do site. Isso apagará todos os dados de usuário e senha inseridos nos formulários da web, portanto, você terá que inseri-los novamente na próxima vez que os visitar.
  • Atualize os aplicativos para a versão mais recente se você perceber que o comportamento estranho do seu iPhone ocorre quando você está em um aplicativo de terceiros. Verificar os aplicativos que consomem mais bateria pode dar uma dica, vá em Ajustes> Bateria para descobrir.
  • A “opção nuclear” é o último recurso se tudo mais falhar. Consiste em restaurar o seu iPhone e configurá-lo como um novo dispositivo. Ou seja, ao restaurá-lo, não instale o último backup feito. Você terá que configurar todos os aspectos do seu iPhone manualmente.
  • Se você não tiver certeza de como proceder, marque uma consulta em uma Apple Store ou em uma loja autorizada da Apple.

Isso é tudo o que podemos dizer se você está se perguntando como saber se o seu iPhone está infectado com vírus. Para qualquer dúvida, você pode nos deixar um comentário abaixo.

Como remover um trojan do pc