Como o limite do cartão de crédito é definido?

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Como o limite do cartão de crédito é definido envolve diferentes critérios, não apenas o fator principal que é o valor da renda mensal, mas também histórico de pagamento e crédito do cliente em outras instituições.

Ao solicitar um novo cartão de crédito, o primeiro critério avaliado pelas empresas credoras é, sem dúvida, se o cliente possui o nome limpo, depois há na lista itens como o histórico de pagamento, hábitos de consumo, renda mensal, etc.

Finalizando a análise financeira, a empresa pode ou não aprovar o cartão e liberar um limite para que seus clientes possam utilizar como desejar, mas a questão é: como o limite do cartão é definido? Confira:

Como o limite do cartão de crédito é definido?

limite do cartão de crédito

O cartão de crédito é disponibilizado ao cliente com o intuito de oferecer a oportunidade de realizar compras e pagamentos de serviços, sendo que, a empresa credora lucra com o pagamento dos juros, taxas e anuidade do cartão.

Por esse motivo, é preciso estudar todo o histórico do cliente antes de liberar o cartão e definir um limite de gasto. Sendo os principais critérios analisados para definir o limite os mencionados a seguir:

CPF regular

O primeiro passo para verificar se o cliente deve receber o limite de crédito é avaliar a situação do CPF (Cadastro de Pessoa Física) diante dos órgãos de proteção ao crédito. Ou seja, o cliente deve ter o nome limpo para a aprovação do cartão.

Histórico de crédito e pagamentos

O histórico de crédito e pagamentos do cliente também é realizado. Como isso funciona? A empresa verifica quais eram os hábitos de consumo (limite de crédito em outra instituição bancária) e se o pagamento era realizado em dia.

Renda mensal

Além das análises envolvendo a consulta do CPF, histórico de crédito e pagamentos, a empresa leva em consideração qual a renda mensal do cliente para definir o limite de crédito do cartão.

Há algumas empresas que definem uma renda mínima para realizar a solicitação do cartão, mas, no geral, o indicado é que o valor do limite não comprometa mais do que 30% da renda mensal do cliente.

Score no SPC/SERASA

Para quem está pesquisando como o limite do cartão de crédito é definido, outro critério avaliado para estipular um valor é a pontuação no score. Quanto maior for sua pontuação nos órgãos de crédito, melhor será o limite do cartão de crédito concedido em seu cartão.

O que é preciso para aumentar o limite do cartão de crédito?

Geralmente, após aprovar o cartão de crédito, as empresas realizam uma análise dos hábitos financeiros do cliente a cada seis meses, a fim de verificar se o mesmo é um bom candidato a fazer empréstimos e aumentar o limite do cartão de crédito.

Para aumentar o limite do cartão a empresa leva em consideração os seguintes pontos:

Pagamento da fatura

Apesar de parecer óbvio, aqui a empresa avalia se o cliente costuma efetuar o pagamento de suas contas em dia, bem como, se costuma realizar o pagamento mínimo com frequência.

Mesmo que o cliente efetue um pouco mais do que o pagamento mínimo e atrase a fatura em poucos dias, esse hábito é considerado de risco, o que mostra para a empresa que não é seguro disponibilizar o aumento do limite.

Uso do cartão

Outro fator avaliado é a frequência de uso em que o cliente efetua compras com o cartão. Se, por exemplo, o cliente utiliza o cartão poucas vezes e sempre em valores baixos, não há porque aumentar o limite do cartão de crédito.

Atualização de renda

Sempre que a renda do cliente aumentar, o ideal é realizar a atualização através do aplicativo, internet ou banco, a fim de conseguir um limite pré-aprovado ou boas propostas de empréstimo.

Caso tenha dificuldades de atualizar a renda, algumas instituições como o Santander disponibiliza o telefone central de cartões Santander. Portanto, basta efetuar uma ligação para a central de cartões da credora para solicitar esse tipo de serviço.

Além desses três fatores, a empresa também avalia a pontuação do score do cliente nos órgãos de crédito para definir um novo limite pré-aprovado.