bruxismo

bruxismo

Você já ouviu falar em bruxismo? Essa nada mais é do que uma síndrome odontológica, que não tem cura, caracterizada pelo ranger de dentes em momentos de falta da consciência ou de forma involuntária.  Justamente por isso, os momentos mais comuns de ataque ao bruxismo é durante o sono. 

Dessa forma, o paciente pode acabar tendo não só seus dentes desgastados, devido ao ranger deles, como também acaba desenvolvendo inflamação no músculo da ATM, o que causa dores de cabeça, por exemplo, entre outros problemas buco-faciais. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o bruxismo, bem como os motivos de seus desenvolvimentos, principais sintomas da síndrome e formas de tratamento que podem ser realizados através da contratação de um bom plano dentário. 

O que é o bruxismo e quais são os tipos?

O bruxismo, assim como já mencionado anteriormente, nada mais é do que uma síndrome que desencadeia o hábito de pressionar e ranger os dentes, muitas vezes de forma involuntária, em momentos do sono, o que também pode causar insônia no paciente. 

Dessa forma, o principal problema desse ranger de dentes, quase que involuntário, é justamente o estrago que ele pode fazer nos elementos dentários e no músculo presente no rosto, que é a ATM. 

Vale lembrar que esse hábito gera uma desordem que acontece quando os dentes entram em contato de forma forçada. Essa parte pode ser silenciosa ou produzir sons. 

Para entender um pouco melhor sobre o bruxismo, confira a seguir os dois tipos de bruxismo para entender e diferenciar suas principais características. 

Com isso, poderá buscar o melhor tratamento, que por sua vez será facilitado caso realizado através de um plano dental completo.

  1. Bruxismo diurno

Esse tipo de bruxismo tem como principal característica o fato de que ele acontece quando o paciente que sofre da síndrome está acordado, onde geralmente não ocorre o ranger de dentes.

  1. Bruxismo noturno

Já a versão noturna é a mais comum do bruxismo e é caracterizada por se manifestar durante o sono do paciente, produzindo sons. 

O bruxismo do sono, que também é conhecido como o noturno, já que o ranger dos dentes nesse caso, também pode se desenvolver durante o momento de dormir

doença. 

Quais são as causas do bruxismo?

As causas do bruxismo são diversas. Entre elas, é possível pontuar coisas como:

  • Estresse e ansiedade;
  • Fatores genéticos;
  • Uso de alguns medicamentos como antidepressivos;
  • Desalinhamento dos dentes;
  • Refluxo estomacal.

Vale lembrar que é importante buscar notar os sintomas dessa síndrome, que podem ser dores na face, de cabeça, e até mesmo o amolecimento dos dentes e insônia. 

Dessa forma, ao notar esses fatores, é preciso buscar um profissional dentista e solicitar o melhor tratamento.

Vale lembrar que quando se trata de tratamentos bucais, é possível realizar a contratação de planos odontológicos para facilitar todo processo. 

Para saber mais, basta pesquisar em qualquer navegador o termo benefícios plano odontológico empresas”, e buscar o melhor plano para você. 

Quais são as opções de tratamento para esse transtorno?

O primeiro passo para buscar  a opinião e avaliação de um profissional dentista. Isso porque, apenas ele poderá avaliar todas as características do caso e solicitar o melhor tratamento para ele. 

Além disso, é necessário frisar que como síndrome, o bruxismo não tem uma cura propriamente dita. 

Ou seja, é possível apenas controlá-lo para que o paciente não tenha crises. Dessa forma, todo o tratamento costuma envolver diversos profissionais, não só o dentista, que muitas vezes é consultado através do melhor plano odontológico do Brasil.

Em suma, os pacientes costumam fazer acompanhamentos com médicos e psicólogos, principalmente quando o bruxismo é causado por questões de saúde mental, como estresse e ansiedade. 

Como esse transtorno pode afetar a sua vida?

Assim como qualquer outra patologia, o bruxismo deve ser conhecido para que as pessoas entendam o que ele é, quais são suas causas, sintomas e consequências e assim, busquem tratamentos. 

Isso porque, além das dores, essa síndrome pode causar problemas bem sérios à saúde bucal e assim, diminuir a qualidade de vida de um paciente. 

Além disso, muitas vezes, devido a problemas com a estética do sorriso, o paciente ainda pode ter problemas com a autoestima que por sua vez piora a saúde mental e prejudica o bruxismo. Ou seja, é preciso levar a sério essa síndrome e buscar tratamento. 

Para entender melhor as possibilidades de contratação de um plano odontológico para tratar o bruxismo, pesquise em qualquer navegador sobre “como funciona o plano odontológico da empresa”. 

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.