contato@trompowsky.org.br
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Projetos de Apoio

- Desenvolvimento, implementação e manutenção do Portal de Educação do Exército, que reúne sistemas acadêmico e administrativo integrados, além de informações sobre ensino militar. O Portal oferece cursos de aperfeiçoamento, especialização, idiomas e capacitação de militares, além de cursos de graduação e pós-graduação em parceria com Instituições de Ensino Superior, na modalidade de ensino a distância (EAD). - Administração de cursos de pós-graduação lato sensu a distância para militares matriculados no Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (CGAEM). - Elaboração do Sistema Integrado e Acadêmico dos Colégios Militares (SIGA). - Realização do curso “Práticas docentes em diálogo: pela emergência de novos letramentos na escola” para capacitar os professores de Língua Portuguesa do Colégio Militar do Rio de Janeiro. - Desenvolvimento e coordenação do Preparatório a Distância para Ingresso na Escola de Sargentos das Armas (EsSA). - Apoio à gestão de rede de comunicação de dados do DECEx, investindo em uma rede sem fio para o acesso à internet, além da integração ao projeto das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O uso da Redecomep permite uma abrangência maior na comunicação do ensino a distância das escolas militares, por meio de fibras ópticas, que proporcionam uma economia nos custos com a infraestrutura de acesso à internet e a possibilidade de ampliação da capacidade de transferência de dados.
- Desenvolvimento de cursos de capacitação sobre as metodologias e ferramentas de gestão do Sistema de Excelência no Exército Brasileiro (SE-EB), na modalidade a distância, para o Estado-Maior do Exército (EME). Realização dos cursos de Análise e Melhoria de Processos, Planejamento Estratégico Organizacional, Autoavaliação e o específico de Planejamento Estratégico Organizacional para Comandantes. A FT é responsável por efetuar as inscrições pelo Portal de Educação do Exército, coordenar e manter o EB aula (ambiente virtual de aprendizagem), produzir os cursos online e realizar a tutoria.
- Desenvolvimento do projeto de “Pesquisa em Ciências Militares” para a produção de pesquisas na área de Defesa Nacional. - Revisão e atualização do Plano de Disciplinas, avaliação pedagógica e sugestão de condução do Curso de Preparação à ECEME (CP/ECEME). Modernização do ambiente do aluno. - Desenvolvimento do projeto “Guardião do Saber”, que visa apoiar as pesquisas da ECEME e contribuir para o desempenho dos oficiais.

- Modernização do ambiente de ensino a distância do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e Curso de Aperfeiçoamento Militar (CAM), proporcionando aos alunos uma ferramenta mais dinâmica e agradável. O projeto também envolve a avaliação dos currículos, a capacitação do corpo docente e dos profissionais envolvidos na utilização do ambiente virtual de aprendizagem. - Elaboração e aplicação do curso de pós-graduação lato sensu de Administração Hospitalar, voltado aos capitães-médicos do Quadro do Serviço de Saúde. A especialização tem duração de 21 semanas, sendo 18 na modalidade EAD e três no formato presencial. Ao término do curso, o aluno estará apto a orientar, fiscalizar e avaliar o planejamento e a execução das atividades de uma Organização Militar de Saúde (OMS). - Implementação de infraestrutura física de apoio ao ensino.

- Administração de cursos militares oferecidos pelo CEP, como os de Idiomas, Coordenação Pedagógica, de Comunicação Social, entre outros. - Desenvolvimento de uma nova metodologia e a migração dos níveis Básico, Intermediário e Avançado do então Curso de Idiomas a Distância (CID) para os idiomas 1, 2, 3 e 4 do Curso de Idiomas Virtual (CIV). A FT é responsável pela condução e desenvolvimento do CIV, nos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e russo.
- Organizadora do processo seletivo para os programas de especialização. - Criação do Núcleo de Cosmiatria, em parceria com o HCE e a Unigranrio. - Coordenação das atividades da Pós-Graduação lato sensu em Perícias Médicas, conforme as diretrizes da Diretoria de Saúde e da Coordenação do Programa de Capacitação do Serviço de Saúde no HCE. O curso tem por objetivo especializar os oficiais-médicos do Serviço de Saúde do Exército para a função de perito. Desenvolvido em parceria com a Unigranrio, é dividido em duas fases: a primeira, com 120 horas, é realizada a distância; a segunda tem duração de 360 horas e acontece na modalidade presencial, no HCE. Na fase a distância, os alunos recebem o material didático em CD e tem apoio do ambiente virtual de aprendizagem EB aula, importante canal de comunicação entre o professor-tutor, os alunos da turma e a equipe de apoio.

- Projeto de modernização do ensino: implantação de medidas para a ampliação e plena utilização dos recursos de tecnologia da informação no apoio ao ensino e à pesquisa. - Desenvolvimento do projeto Biblioteca Acadêmica, com a identificação do acervo e sua integração à Rede de Bibliotecas Integradas do Exército, por meio do sistema Pergamum. - Viabilização do curso de Mestrado Profissional em Matemática, em parceria com a Unicamp, para os professores da Academia.

- Modernização do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), com a implementação da 1ª fase na modalidade a distância. Como atividades, o projeto engloba a criação do portal e do ambiente virtual de aprendizagem, assim como a melhoria da qualidade do material didático utilizado na fase presencial. Outra ação foi a capacitação dos docentes e discentes para o uso dos novos recursos de informações, visando proporcionar um maior aproveitamento das ferramentas em benefício do aperfeiçoamento e da modernização do sistema ensino-aprendizagem.
- Desenvolvimento do projeto de Assessoria Especializada ao Suporte Logístico da Família Leopard 1, com a realização das seguintes atividades: tradução das comunicações com os especialistas técnicos das empresas fornecedoras dos carros da Família Leopard 1 e confecção de documentação técnica com base nos originais adquiridos junto ao Exército alemão. O programa também contempla a capacitação de docentes e discentes; a formulação de programas de cursos e estágios; o desenvolvimento de banco de dados de suprimentos; o apoio à participação em trabalhos e eventos e o acompanhamento da produção intelectual sobre o suporte logístico aos blindados da Família Leopard 1.

- Desenvolvimento do Projeto “A História Oral do Exército Brasileiro nos órgãos de Formação de Oficiais de Reserva”. A FT apóia um grupo de pesquisadores e estudiosos da História Militar brasileira, com titulação de mestrado/doutorado em Ciências Militares, que atuam no planejamento, coordenação e execução dos Projetos da História Oral do EB. A História Oral é um método de pesquisa (histórica, antropológica, sociológica, etc.) que privilegia a realização de entrevistas com pessoas que participam de, ou testemunharam acontecimentos, conjunturas, visões de mundo, como forma de se aproximar do objeto de estudo. Esse método produz fontes de consulta para outros estudos. O projeto visa recuperar dados e informações sobre fatos e episódios importantes da História do Brasil e constituir um acervo adequadamente preparado no código escrito para consultas e pesquisas. Ao final, o EB terá um acervo totalmente estruturado, facilitando o trabalho de pesquisadores, educadores e estudiosos.

- Apoio ao desenvolvimento do projeto “Coral Vozes do Forte” do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, que visa à formação musical e cultural do quadro de cabos e soldados, ao mesmo tempo em que cumpre a missão de estreitar os laços entre a sociedade e o Exército Brasileiro. Nas apresentações civis e militares, por meio do canto coral, o “Vozes do Forte” busca divulgar as tradições do nosso País e os valores de cultura e civismo.
- Execução do projeto de organização da documentação sobre a Campanha do Contestado do Arquivo Histórico do Exército, visando conservar e facilitar o acesso ao acervo. O projeto envolve as atividades de descrição dos documentos, higienização, elaboração de novas embalagens para acondicionamento com materiais adequados, catalogação, aperfeiçoamento da consulta e acesso à informação. A organização da série Campanha do Contestado tem a finalidade de preservar documentos que são fundamentais para a compreensão de um dos movimentos sociais mais importantes da Primeira República, a partir do conhecimento sobre o cotidiano das tropas oficiais reunidas para combater o movimento. O tratamento desse acervo também propiciará a preservação de documentos ainda desconhecidos por pesquisadores da História do Brasil. O AHEx atende cerca de 900 pesquisas por ano, realizadas por militares, estudantes, pesquisadores de universidades, especialistas em História Militar e História do Brasil.

Projetos Externos

- Desenvolvimento de soluções em educação a distância e tecnologia da informação para os cursos do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da UFRJ (COPPEAD). O projeto envolve a criação do Sistema de Gestão Acadêmica, do ambiente virtual de aprendizagem para as disciplinas ministradas a distância, além de material de disciplinas online.
- Apoio à realização dos Seminários do Livro Branco de Defesa Nacional, promovidos pelo Ministério da Defesa. O Livro é um documento público que expõe a visão do Governo sobre o tema da defesa, a ser apresentado à comunidade nacional e internacional. Com o objetivo de discutir os temas e gerar insumos para a elaboração do seu conteúdo, o Ministério da Defesa realizou, ao longo de 2011, seis seminários, em todas as regiões do País. Os seminários receberam como convidados cientistas e pesquisadores, que apresentaram seus estudos e debateram o papel da defesa em prováveis ambientes futuros. Mediante Acordo de Cooperação firmado com o Ministério da Defesa, a Fundação Roberto Trompowsky realizou as atividades de captação de patrocínio e administração financeira dos recursos advindos de terceiros destinados à produção dos seminários, sob a supervisão e com o apoio institucional desse Ministério. Para mais informações, visite o site do Livro Branco de Defesa Nacional.
- Produção e realização do curso de Fundamentos em Gestão de Segurança da Informação e Comunicações, na modalidade a distância. Desenvolvido em parceria com o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC), o treinamento é destinado aos servidores públicos civis do Poder Executivo Federal e militares das Forças Armadas para a função de Gestor de Segurança da Informação e Comunicações nos órgãos ou nas entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta. Além da produção do curso online, a Fundação Trompowsky desenvolveu o ambiente virtual de aprendizagem e toda a infraestrutura para a realização do treinamento, incluindo a tutoria.
- Apoio à realização da Pesquisa Nacional de Tráfego, promovida pelo Ministério dos Transportes, sob coordenação da Secretaria de Política Nacional de Transportes. A pesquisa ocorreu em três etapas, ao longo de 2011, com a distribuição de postos de contagem pelos principais corredores de transporte que compõem as rodovias federais, onde foram realizadas pesquisas do tipo volumétrica/classificatória e de origem/destino. As informações coletadas serão usadas para a revisão geral do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT) e diversos tipos de estudos no setor, sendo fundamentais para a avaliação de investimentos na infraestrutura viária do País. Para a operação, a FT desenvolveu o sistema da pesquisa, que utilizou pela primeira vez o Tablet iPad como ferramenta para a coleta de dados. A entidade também foi responsável pela capacitação dos chefes dos postos, por meio de treinamentos presencial e a distância. Ainda na área de tecnologia da informação, a Fundação elaborou o sistema de acompanhamento dos resultados e o site da pesquisa, que reúne vídeos, fotos e notícias sobre as operações.
- A Fundação Trompowsky, em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), atua na implantação da infraestrutura computacional e de redes para atender ao projeto “Projeto Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira (Reflora)”, desenvolvido pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O projeto Reflora visa digitalizar e trazer para o País as amostras e informações científicas da Flora Brasileira, coletadas em território nacional durante os séculos XVIII, XIX e XX, por Saint-Hilaire e outros naturalistas. A atuação da FT envolve atividades como a avaliação da infraestrutura computacional e de rede existentes; realização do projeto da rede ótica (interna); análise de requisitos e acompanhamento das instalações dos serviços, entre outras ações.
- Parceria para a realização dos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Educação Profissional Técnica (EPT). As ações contemplam a oferta de cursos de Ensino Médio e de Ensino Técnico, na modalidade de educação a distância (EAD), para os moradores do Estado do Rio de Janeiro. O ensino médio tem duração de 12 meses e oferece aos alunos material didático digital, tutoria, vídeos explicativos sobre os conteúdos e exercícios de fixação. Já o ensino técnico envolve as áreas de Administração, Contabilidade, Informática e Turismo. Com duração de 14 meses, os cursos capacitam o aluno com conhecimentos teóricos e práticos por meio de apostilas digitais, vídeos, avaliações de aprendizagem e atividades complementares. As avaliações presenciais são realizadas nos Polos de Apoio Presencial distribuídos em diversos bairros do município do Rio de Janeiro e em outras cidades do Estado, como Belford Roxo, Itaguaí, Niterói, São Gonçalo e São João de Meriti.
- Organizadora do concurso público para provimento de cargos do quadro funcional do município, em diversas áreas.
- Realização de cursos técnicos profissionalizantes e de curso de informática, ações que integram o Programa de Inclusão Digital da Associação.
- Desenvolvimento de cursos online de capacitação na área de Recursos Humanos para a empresa de telefonia celular Vivo. - Produção e customização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM); produção do curso online de Educação Financeira; transferência de conhecimentos, com a elaboração e implementação de cursos de capacitação e treinamentos para a equipe da CVM, via web e presencial; desenvolvimento da identidade visual dos sistemas envolvidos com aplicação de padrões e criação do Manual de identidade visual.
- Implantação do Projovem Trabalhador, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego. Oferece cursos de qualificação profissional para jovens de 18 a 29 anos, moradores de Nova Iguaçu.
- Coordenação da produção do livro “Osório 200 Anos”, com tiragem de dois mil exemplares.

A Fundação Trompowsky mantém com o DNIT/MT um contrato cujo objeto é a elaboração de estudos e pesquisas em apoio ao gerenciamento ambiental institucional das obras rodoviárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Departamento. O trabalho desenvolvido visa somar esforços no sentido de manter uma política permanentemente voltada ao cumprimento das exigências da legislação e normas ambientais.

Com uma equipe de 40 profissionais qualificados, a Fundação Trompowsky desenvolve, junto à Coordenadoria Geral do Meio Ambiente (CGMAB/DNIT), a missão de:
1. acompanhar os processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos do PAC;
2. planejar, coordenar, orientar e supervisionar as atividades de Estudos, Pesquisas, Projetos, Construção, Restauração, Manutenção e Operação de Infraestrutura Rodoviária, relacionadas às questões ambientais desenvolvidas no âmbito do PAC;
3. analisar e avaliar Estudos Ambientais, Projetos Básicos Ambientais e a evolução das normas ambientais de interesse para os empreendimentos do PAC;
4. coordenar e acompanhar, junto aos órgãos ambientais e entidades públicas ou privadas, os procedimentos de licenciamento ambiental;
5. elaborar e participar na implantação e no gerenciamento dos estudos e programas ambientais necessários à solicitação e obtenção do licenciamento ambiental.

Os trabalhos de campo de apoio à coordenação ambiental consistem na fiscalização das atividades das rodovias do PAC, executada por supervisores e auxiliares, que em deslocamentos diários, verificam a existência de ocorrências ambientais, como irregularidades e/ou ações que possam vir a causar impactos ambientais.

Convênios

A Fundação Trompowsky, por meio de convênio com o Gabinete do Comandante do Exército, apoiou a organização dos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM, evento realizado no Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho, que reuniu cerca de 8 mil participantes, sendo cerca de 6 mil atletas e 2 mil delegados vindos de mais de 100 países. Confira as ações desenvolvidas pela FT: - planejamento e execução de atividades relacionadas às áreas de comunicação e marketing, tecnologia da informação, capacitação e engenharia; - desenvolvimento e manutenção do Portal Rio 2011; - criação da ferramenta de inscrições para o Campeonato Mundial de Tiro; - atuação nos planejamentos básicos, arquitetônicos e executivos de construção, reforma e infraestrutura das instalações esportivas.
O Plano Nacional de Qualificação (PNQ) – PlanSeq Carnaval é uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego que tem como meta qualificar profissionais da cidade de Porto Alegre (RS) para a Indústria de Carnaval. Envolve a formação profissional de trabalhadores, com mais de 18 anos, nas áreas de Chapelaria, Costura, Serralheria, Marcenaria, Percussionista, Escultor/Aderecista e Decorador. O objetivo é estimular a especialização dos profissionais nas referidas áreas, que também poderão atuar em outros segmentos do mercado cultural.

Entre em Contato

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Fechar Menu
Converse conosco
Converse conosco
Perguntas, dúvidas, problemas? Estamos aqui para lhe ajudar!
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Por favor, tente novamente mais tarde.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada